Nascar tem chuva de punições após Phoenix
Os comissários da Nascar Cup trabalharam dobrado após a quarta etapa da temporada, domingo passado (12), em Phoenix. E despejaram uma chuva de punições, tanto técnicas quanto desportivas. No primeiro caso, nem mesmo o vencedor escapou. E seu time (a Hendrick Motorsports) acabou penalizado por inteiro. Muito embora o Camaro #24 de William Byron tenha sido aprovado sem problemas na vistoria pós-corrida.
O problema foi identificado na verdade nos treinos livres de sexta-feira quando Byron, Kyle Larson (no #5); Alex Bowman (no #48) e Josh Berry (que substituiu Chase Elliott no #9) entraram na pista com componentes irregulares. O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Nascar, na Carolina do Norte, detectou uma modificação irregular nos louvres (aberturas de refrigeração no capô). A peça é padronizada para todos os carros de cada marca.

A infração, considerada de grau L2 e custou caro para o time de Rick Hendrick: a perda de 100 pontos na classificação dos times e dos pilotos, além de 10 pontos nos playoffs (Byron já está classificado). Apenas Berry não teve pontuação descontada, já que compete originalmente na Xfinity.
Além disso, os quatro crew chiefs (Cliff Daniels, Alan Gustafson, Rudy Fugle e Blake Harris) receberam multa de US$ 100 mil cada e foram suspensos das próximas quatro etapas. O #31 da Kaulig Racing (Justin Haley) sofreu a mesma punição.
De propósito
Já no caso de Denny Hamlin (Toyota Camry #11/ Joe Gibbs Racing) a sanção foi de caráter desportivo. O piloto foi multado em US$ 50 mil e perdeu 25 pontos por colisão intencional (com Ross Chastain, no #1, no fim da prova do Arizona). Segundo o ex-piloto Elton Sawyer, vice de competição da Nascar, em um primeiro momento o choque foi interpretado como incidente de corrida. Mas o próprio Hamlin admitiu, em seu podcast, no dia seguinte, ter agido de propósito contra o rival.
Por isso, a Nascar entendeu que o ‘Carteiro’ incorreu na seção 4.4 do Código de Conduta da associação: ‘tentar manipular o desfecho de uma prova ou campeonato acertando ou fazendo rodar outro veículo, ainda que ele não deixe a corrida como consequência”.
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