Nascar Truck volta a acelerar na terra em Knoxville
A semana da Nascar Camping World Truck Series marca um momento inédito para o campeonato das picapes. A etapa desta sexta-feira (9) no Knoxville Raceway é a segunda prova da temporada num circuito de terra, novidade nos 26 anos de disputa do campeonato. De 2013 a 2019, o Eldora Speedway, em Ohio, era o único com este tipo de piso a receber a competição. A pista pertencente a Tony Stewart deixou o calendário, mas a Nascar já havia inovado em março ao trocar o concreto de Bristol por uma versão empoeirada.
Knoxville tem meia milha (804,5m). No mês passado, recebeu a Camping World SRX, série criada por Stewart, com a participação de Hélio Castroneves e Tony Kanaan. ‘Smoke’ venceu o evento, à frente de uma pilota que estará em ação na Truck: Hailie Deegan. Ela substituiu justamente Kanaan, que disputava a Stock Car no Velocitta.
A pista do estado de Iowa é uma das mais tradicionais nas disputas de sprint cars (palco do Knoxville Nationals). E um dos principais nomes da história da categoria se junta ao grid da Truck. Donny Schatz vai pilotar a Ford F-150 #17 da DGR, de David Gilliland. Jessica Friesen, mulher de Stewart Friesen, volta a competir com uma Toyota Tundra da equipe da família (Halmar Friesen) – esteve em Bristol Dirt. Chase Briscoe também encara a prova de sexta-feira com a Ford F-150 #04 da Roper. Mesmo caso de Michael Annett com a Chevrolet Silverado #02 da Young.
Assim como em Bristol e Eldora, a Corn Belt 150 contará com quatro corridas de qualificação, que definirão as posições de largada para a final. Nela valerá o sistema de pitstops neutralizados – a cada estágio as picapes se dirigem aos pits com um tempo mínimo de permanência e retornam na ordem em que entraram.

Siga o Racemotor no: