Nascar volta a levantar poeira em Bristol
A experiência ‘maluca’ de transformar o Bristol Motor Speedway numa pista de terra para receber a Nascar deu certo e se repete pelo segundo ano. Correr nesse tipo de piso não é incomum para a Camping World Truck Series, mas a Cup voltou no tempo ano passado para levantar poeira no oval de 0.5 milha (804,5m) do ‘Último Grande Coliseu’.
A vitória ficou com um piloto de experiência mínima em provas na terra: Joey Logano, com o Ford Mustang #22. Situação semelhante à da Truck, com domínio de Martin Truex Jr. Se a maior parte do grid gosta da experiência, teve quem torceu o nariz. Kyle Busch (Toyota Camry #18/Joe Gibbs Racing) disse que a terra deveria ser coisa para outras categorias, como midgets e outlaws.
Desta vez não haverá nenhum reforço de especialistas em chão batido na Cup. Mas é impossível não pensar nos dois nomes mais vitoriosos neste tipo de desafio: Kyle Larson (Chevrolet Camaro #5/Hendrick) e Christopher Bell (Camry #20/Joe Gibbs Racing) construíram a carreira derrapando nos ovais de terra. As novidades são a presença de Justin Allgaier (a Xfinity não acelera em Bristol) no Camaro #77 da Spire. E a estreia de Josh Williams no Mustang #78 da Live Fast.
Já na Truck, que corre sábado, há alguns representantes do time acostumado a acelerar nas dirt tracks. Casos de Mike Marlar (Chevy Silverado #33) e Jessica Friesen (Toyota Tundra #62), que acompanha o marido, Stewart. E nada menos que quatro pilotos da Cup, de olho no máximo de experiência possível antes da prova principal: Logano, com a F-150 #54 da DGR; Chase Elliott (Silverado #7/Spire); Austin Dillon (Silverado #20/Young’s) e Harrison Burton (Ford F-150 #17/DGR).
Jeitão diferente
Quem acompanhou as provas da Truck em Eldora, por exemplo, está acostumado ao sistema de corrida, diferente do das pistas em asfalto. Para aumentar a segurança de pilotos e mecânicos, a prova é interrompida com bandeira vermelha após cada segmento e os pitstops acontecem com tempo de sobra para limpeza e manutenção dos carros. Na retomada, a ordem de largada repete as posições finais do segmento anterior. Na Cup, serão 250 voltas, com 75 cada nos dois primeiros segmentos e 100 no decisivo.

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