Nasr garante dois títulos em primeiro ano na IMSA. Petit Le Mans teve emoção até os últimos metros

Ser campeão na primeira temporada completa a bordo de um protótipo e, ainda por cima, em um dos mais disputados e equilibrados campeonatos da endurance internacional não é para qualquer um. O que só aumenta a dimensão de Felipe Nasr, vencedor não só do título do IMSA Weathertech Sportscar Championship entre os DPi/LMP2, mas também da série NAEC, que concentra as quatro provas de longa duração do calendário norte-americano.

Pois a conquista em dose dupla ao lado de Eric Curran, a bordo do Cadillac DPi V.R da equipe Action Express, só foi confirmada mesmo na bandeirada das 10 horas de corrida da Petit Le Mans, em Road America. O carro #31, patrocinado pela Whelen Engineering, tinha que controlar os companheiros de equipe do #5 Mustang Sampling (Christian Fittipaldi/Filipe Albuquerque/Tristan Vautier), pelo NAEC e o Oreca 54 da Core Autosport, com Colin Braun, Jon Bennett e Romain Dumas (os dois primeiros eram ameaça à taça da IMSA).

Pois a corrida idealizada pelo saudoso Don Panoz, grande homenageado na edição desse ano, foi de prender o fôlego até a bandeirada, com alternância total nas primeiras posições, poucas (e rápidas bandeiras amarelas) e uma competitividade impressionante, que mantinha vários carros em condição de brigar pela vitória na mesma volta.

Ao fim, a diferença acabou feita na estratégia, e nela o #5, que iniciou a última volta na liderança, viu a quase certa vitória escapar. Albuquerque se manteve na pista na tentativa de não depender de um pitstop extra, assim como o Cadillac #10 da Wayne Taylor Racing (Jordan Taylor/Renger van der Zande/Ryan Hunter-Reay) e dos Mazda #55 (com Lucas di Grassi no trio) e #77. O pole Pipo Derani, com o Nissan DPi da ESM Tequila Patrón, vinha próximo do líder com Taylor no seu encalço mas, para evitar a parada, foi obrigado a diminuir o ritmo. A quatro curvas da bandeirada, o português, em pane seca, perdeu rendimento e acabou conseguindo receber a bandeirada em quarto, atrás o # 10, do Mazda DPi de Jarvis/Di Grassi/Nuñez e do outro carro dos japoneses com Bomarito/Pigot/Marino Franchitti.

Nasr, responsável pelo último stint, também tirou muito o pé, andando mais lento do que os GTLM, mas conseguiu seguir na pista para cruzar em oitavo, logo atrás de Bennett/Braun/Dumas – por quatro pontos garantiu o título. “Gostaria de agradecer ao Eric, ao Gabby (Chaves, que reforçou o trio na PLM) e ao Mike (Conway). Apesar do Mike não estar aqui neste final de semana, ele foi parte importante da equipe. E agradecer a todos da Action Express, aos patrocinadores e a todos que estão por trás de todo este nosso esforço. Estou muito feliz. Este foi meu primeiro ano na categoria e terminar com o título, eu não poderia imaginar um final melhor”.

Na GTLM, a vitória ficou com a Porsche 911 RSR de Nick Tandy, Patrick Pilet e Frederic Makowiecki, mas a festa mesmo estava reservada para Jan Magnussen – com direito a torcida do filho Kevin – e Antonio Garcia. Apesar de um acidente, o Corvette #3 conseguiu voltar à pista em busca dos pontos necessários para o título. Que, na GTD, ficou com o Lamborghini Huracán #48 da Paul Miller Racing, conduzido por Bryan Selleres e Madison Snow. Daniel Serra brilhou vencendo a prova a bordo da Ferrari 488 GT3 Weathertech #63, ao lado de Cooper McNeil e Gunnar Jeannette.

Petit Le Mans 2018

IMSA Weathertech Sportscar Championship (última etapa)

1. Van Der Zande/J.Taylor/Hunter-Reay (Konica Minolta Cadillac DPi-V.R) 443 voltas em 10h00min29s165
2 Jarvis/Nuñez/Di Grassi (Mazda Team Joest Mazda DPi) a 5seg306
3.Bomarito/M. Franchitti/Pigot (Mazda Team Joest Mazda DPi) a 7seg605
4 Albuquerque/Vautier/Fittipaldi (Mustang Sampling Racing Cadillac DPi) a 9seg458
5.Castroneves/R.Taylor/G. Rahal (Acura Team Penske Acura DPi) a 30seg450
6. Van Overbeek/Derani/Bernhard (Tequila Patron ESM Nissan DPi) a 45seg065
7. Bennett/Braun/Dumas (CORE Autosport ORECA LMP2) a 56seg543
8. Nasr/Curran/Chaves (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) a uma volta
9. Trummer/Alon/De Francesco (JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2) a duas voltas
10.C. Miller/S.Simpson/Goikhberg (JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2) a oito voltas

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais