‘Novidade’: Mercedes mais rápida no primeiro dia de treinos em Montmeló
Fim do trabalho da terça feira no Circuito da Catalunha e tudo como o previsto, ainda que os tempos dos treinos coletivos sejam pouco representativos. Se Lewis Hamilton ganhou folga até Mônaco, Valtteri Bottas e a Mercedes W10 foram os mais rápidos entre os 13 pilotos que foram à pista, completando 131 voltas, o equivalente a mais de dois GPs. Curiosamente, a mesma distância percorrida por Charles Leclerc, o segundo, com a Ferrari. A distância de 1s4 entre eles se explica em boa parte, no entanto, pelas respectivas escolhas de pneus.
Bottas estabeleceu sua melhor passagem com o C5, o composto mais macio na gama da Pirelli, enquanto Leclerc andou com o C2 (que foi o macio na prova de domingo) – a diferença entre eles se situa na casa de 1s2. Mercedes, Ferrari e as demais equipes aproveitaram para fazer medições aerodinâmicas com os habituais sensores metálicos (que lembram grades) e muito flow viz, a tinta especial que ajuda a identificar o fluxo do ar.
Pietro Fittipaldi (Haas) ficou com a sexta melhor marca usando um composto protótipo da fabricante italiana, a 2s7 da marca de Bottas e com 103 voltas completadas. Sebastian Vettel e Sergio Pérez não aparecem na relação dos tempos porque desenvolveram a programação prevista pela Pirelli avaliando pneus em desenvolvimento para a próxima temporada. O alemão e a Ferrari chegaram às 133 voltas, com 1min18s425 como melhor tempo. Já o mexicano ficou no 1min19s719 (118 voltas).
Em sua estreia na categoria, o britânico Callum Ilott, integrante da Ferrari Driver Academy, sofreu um acidente na Curva 3, sem ferimentos, mas que levou ao fim antecipado da programação da Alfa Romeo.
Confira a programação da quarta-feira
Mercedes: Nikita Mazepin
Ferrari: Antonio Fuoco/Charles Leclerc (Pirelli)
Red Bull: Dan Ticktum
McLaren: Sérgio Sette Câmara/Oliver Turvey
Alfa Romeo: Kimi Räikkönen
Renault: Jack Aitken
Haas: Kevin Magnussen
Toro Rosso: Alex Albon
Racing Point: Nick Yelloly/Lance Stroll (Pirelli)
Williams: Nicholas Latifi

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram