Novidades dos games na Fórmula 1 e na F-E
Quem não tem o privilégio de acelerar nas pistas de verdade (ou ao menos nas competições e categorias que gostaria) pode se divertir cada vez mais nos simuladores e jogos com o automobilismo como tema. Além das franquias generalistas, em que é possível ‘brincar’ com vários modelos e traçados, há também aquelas mantidas pelos próprios campeonatos. E é de dois dos principais que chegam novidades interessantes.
Pois a Fórmula 1 resolveu caprichar com seu F-1 2019, desenvolvido pela Codemasters (é o décimo ano da parceria). A versão especial ‘Legends Edition’ reproduz um dos duelos mais sensacionais da história recente da categoria, o da temporada 1990, entre Ayrton Senna, então na McLaren, e Alain Prost (Ferrari). Uma disputa que acabou na primeira curva de… (sem spoilers…).
Brincadeiras à parte, a MP4/5B do brasileiro e a F1-90 do francês fazem um duelo à parte em oito corridas, com a possibilidade de personalizar a decoração dos carros. Outra novidade é a presença da Fórmula 2, inicialmente com a temporada 2018 – ao longo do ano o campeonato 2019 será adicionado, e ambos com a presença de Sérgio Sette Câmara.
O estúdio britânico revelou algumas imagens já do Mundial de F-1 deste ano, pra deixar claro que o realismo e a fidelidade são, mais do que nunca, a bola da vez. O lançamento mundial está marcado para 25 de junho, com capas personalizadas nos países representados na categoria.

Por outro lado, a Fórmula E resolveu ir mais longe na mistura entre real e virtual e, ainda por cima, de forma gratuita. Já no ePrix de Paris, neste fim de semana, será possível correr contra os carros de verdade. Em parceria com a Virtually Live, a categoria dos monopostos elétricos criou o Ghost Racing, que se vale da análise da telemetria em tempo real para dar, a quem joga, a chance de desafiar quem está na pista. Além disso, existe a possibilidade de acompanhar as corridas com as imagens onboard dos vários carros e reproduzir provas já disputadas.