Novidades nas regras do kart brasileiro para temporada 2021

A nova gestão da Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA fez uma série de ajustes nas regras das competições sob sua responsabilidade direta. Por meio de uma adendo ao Regulamento Nacional de Kart 2021, as modificações vão vigorar no Campeonato Brasileiro, na Copa Brasil e, em alguns casos, se estenderão às demais disputas no país.

No aspecto técnico, o regulamento da classe KZ (karts com câmbio) passa a ser o mesmo adotado pela FIA para as competições internacionais. O uso de chassis importados passa a ser permitido também na Júnior Menor, considerando que eles podem ser aproveitados também na Júnior. Além disso, as classes OK e OKJ FIA passam a integrar o programa da Copa Brasil – a adoção da F4 Júnior, para pilotos até 14 anos com os karts quatro tempos 400cc já havia sido confirmada. Outra novidade é a determinação que os pilotos ranqueados na Sênior A sejam incluídos na F4 Graduados (e não mais na F4 Sênior). Sênior B e Novatos dividirão o grid, embora com classificações separadas.

Do ponto de vista desportivo, será adotada uma premiação cruzada entre Brasileiro e Copa Brasil – os campeões de um terão a inscrição custeada para o outro, e vice-versa. Além disso, para as categorias consideradas de formação (Júnior, Graduados, OK, OKJ e KZ) passarão a premiar no pódio os três primeiros, e não mais os cinco.

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