Novo sistema de punições da Nascar faz primeira vítima na Truck Series
Quatro meses de disputas se passaram nas três principais categorias da Nascar e pela primeira vez a nova regra envolvendo as punições por irregularidades técnicas levou à desclassificação de um vencedor e à mudança do resultado no tapetão. O ‘homem-melancia’ Ross Chastain cruzou a linha em primeiro na M&M 200, 10ª etapa da Gander Outdoors Truck Series, no Iowa Speedway, mas perdeu o resultado na inspeção técnica feita na Chevy Silverado #44 da Niece Racing.
Os comissários detectaram que a altura mínima da picape era inferior à permitida pelo regulamento e, pela primeira vez desde 1973 (com Buddy Baker, em Charlotte) a desclassificação foi a pena adotada. A Nascar adotou um novo sistema de verificação nos circuitos, capaz de identificar as principais irregularidades sem a necessidade de envio do carro ao centro de pesquisa e desenvolvimento da categoria, em Concord, na Carolina do Norte.
O atual campeão Brett Moffitt (GMS), mesmo sem passagem pelo victory lane, herdou o primeiro posto, os pontos e a vaga no playoff decisivo. Nas redes sociais, a Niece lamentou o ocorrido e argumentou que seu equipamento foi aprovado nas vistorias prévias. A menor altura em relação ao solo seria, de acordo com o time, consequência de um dano sofrido ao longo da prova, justificativa não aceita pela Nascar.
Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram