O adeus a um precursor da segurança: Dr.Robert Hubbard

Muitos pilotos torceram a cara para a ideia de usar um dispositivo de segurança que mais parecia uma cangalha (dos carros de boi) quando uma dupla norte-americana apresentou o conceito do Head and Neck Support (Hans), no fim da década de 1980. Piloto e construtor na IMSA, Jim Downing e o genro, o doutor Robert Hubbard, pesquisaram formas de reduzir os efeitos dos acidentes graves numa das áreas mais expostas do corpo em um cockpit, de fórmula ou turismo.

Hoje, felizmente, a resistência ao uso do Hans e de seus derivados é história, a ponto de mesmo as categorias nacionais ou regionais ao menos recomendarem seu emprego, quando não o exigem. Assim como acontece com toda a inovação ligada à segurança (caso das laterais elevadas nos chassis da F-1 ou do Halo), trata-se de uma questão de costume e quem já sentiu na pele os efeitos positivos de ter pescoço e cabeça travados numa desaceleração nem pensa na possibilidade de abrir mão da proteção.

Nesta quarta-feira, Hubbard (na foto, à direita) faleceu cercado dos familiares, nos EUA. O Racemotor homenageia a memória de alguém que, mesmo sem aparecer tanto, fez o esporte motor se tornar menos arriscado, e não menos emocionante. Descanse em paz.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais