O que rolou no fim de semana: Nascar, DTM e Stock Light

O fim de semana não teve Fórmula 1, Indy agora só em 2019, mas os campeonatos de turismo movimentaram as pistas pelo mundo e por aqui. Nos Estados Unidos, o playoff decisivo da Nascar Monster Energy Cup Series chegou à segunda etapa, em Richmond; no Red Bull Ring, o DTM se aproximou da decisão ganhando um inesperado candidato ao título e a Stock Light também movimentou o Velo Città, em Mogi Guaçu.

Nascar Monster Energy Cup Series

No oval curto (0,750 milha) de Richmond, seria a vez de conhecer o segundo classificado à “fase de 12” dos playoffs da Monster Energy Cup Series (ou não, caso Brad Keselowski vencesse a quarta corrida consecutiva). O piloto da Penske chegou a liderar e deu trabalho, mas não tinha um carro tão eficiente com pneus gastos e menos combustível no tanque. Melhor para Kyle Busch, que largou em 39º depois de precisar mexer no carro após a qualificação e, sem precisar de seu estilo habitual, conseguiu remar o pelotão de forma limpa, confirmando que o Camry da Joe Gibbs Racing era mesmo o carro a ser batido na Virgínia. De quebra, o atual campeão Martin Truex Jr. (Furniture Row) alcançou pontuação suficiente para também seguir adiante independentemente dos resultados de domingo, no novo “Roval” de Charlotte.

DTM

Até a oitava etapa do campeonato, a briga pelo título parecia um duelo exclusivo entre os britânicos Paul di Resta e Gary Paffett, ambos com as Mercedes AMG C63. Pois a visita anual do Alemão de Turismo ao Red Bull Ring, em Spielberg, fez a disputa ganhar um terceiro elemento. Com direito a polêmica, jogo de equipe e desclassificação do vencedor da primeira corrida Daniel Juncadella, que teria acelerado antes da hora na saída do safety car, o atual campeão René Rast (Audi RS5) venceu no sábado e repetiu a façanha domingo, chegando a quatro triunfos consecutivos. O curioso é que, como não é possível passar orientações de troca de posições pelo rádio, Mike Rockenfeller e Nico Müller se deram conta de que o alemão vinha em seguida e eles próprios abriram caminho. No domingo, Rast saiu da oitava posição e não teve a mesma facilidade, mas voltou ao alto do pódio e alcançou 199 pontos. Di Resta (que foi quarto e terceiro) soma 229; Paffett (décimo e quarto) tem 225, com 56 pontos em disputa na rodada dupla decisiva de Hockenheim. O nove vezes campeão mundial de rally (WRC) Sebastien Ogier terminou as corridas em 12º e 17º.

Stock Light

Dois brasilienses deram as cartas na Stock Light e, com duas etapas restando para o fim da temporada, o campeonato embolou de vez. No sábado, festa para Pedro Cardoso (Carlos Alves), à frente de Marcel Coletta (Cimed Racing) e Gustavo Frigotto (RKL). O até então líder Enzo Bortoleto ficou apenas em 14º. Domingo foi a vez de Raphael Reis (Shell Racing/W2) não só comandar o pelotão, como assumir a ponta na classificação, dois pontos à frente de Bortoleto, que acabou abandonando. Vinícius Margiota (KTF) e Raphael Abbate (L3) também foram ao pódio.

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais