Ogier lidera primeiro dia do Rally do México. Problemas para a Hyundai
Nove especiais (uma disputada na véspera), sendo quatro em asfalto e de pequena quilometragem, mas capazes de provocar reclamações dos pilotos, por um salto artificial que causou estragos. O primeiro dia do Rally do México teve poeira, altitude (os carros chegaram a 2.756m), visibilidade reduzida no fim da tarde e o maior vencedor da categoria em ação na frente. Sebastien Ogier soube se valer da posição de largada para, com os problemas dos rivais da Hyundai, tomar a ponta com o Citroën C3 WRC.
Com apenas 23 inscritos, a prova na região de Guanajuato fez estragos já nos primeiros quilômetros ‘de verdade’, provocando o abandono do finlandês Teemu Suninen (Ford); do espanhol Dani Sordo (Hyundai), que vinha em segundo e, especialmente, do noruguês Andreas Mikkelsen, que liderava até a SS5 (a segunda passagem pela tradicional especial de El Chocolate) – ao menos a dupla da Hyundai deve voltar no sábado em regime de Super Rally.
Capaz de fugir das pedras, valetas e se manter na estrada sem sustos, o hexacampeão mundial terminou o dia com 14s8 de vantagem para o surpreendente galês Elfyn Evans, este ano primeiro piloto da Ford M-Sport. O líder do campeonato e vencedor na Suécia Ott Tanak aparece em quarto, enquanto Thierry Neuville (Hyundai), com um pneu furado, caiu para a sexta posição.
O sábado prevê outras nove especiais, sendo duas disputadas no Autódromo de León (em asfalto).
Rally México (WRC: terceira etapa)
Classificação após o primeiro dia
- Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (FRA/Citroën C3 WRC) 1h18min33s8
- Elfyn Evans/Scott Martin (GBR/Ford Fiesta WRC) a 14s8
- Kris Meeke/Seb Marshall (GBR/Toyota Yaris WRC) a 21s1
- Ott Tanak/Martin Jarveoja (EST/Toyota Yaris WRC) a 37s1
- Esapekka Lappi/Janne Ferm (FIN/Citroën C3 WRC) a 39s1
- Thierry Neuville/Nicholas Gilsoul (BEL/Hyundai I20) a 1min00s7
- Marco Bulacia/Fabian Cretu (BOL-ARG/Ford Fiesta R5) a 5min16s1
- Benito Guerra/Jesus Zapata (MEX/Skoda Fabia R5) a 5min25
- Alberto Heller/José Diaz (CHI-ARG/Ford Fiesta R5) a 6min31s5
- Ricardo Triviño/Marc Marti (MEX-ESP/Skoda Fabia R5) a 9min07s2