Os pneus para a decisão da F-1 em Abu Dhabi

O GP de Abu Dhabi volta a decidir o Mundial de F-1 e numa das mais intensas temporadas da história da categoria. Tanto assim que Max Verstappen (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes) chegam ao emirado rigorosamente empatados com 369,5 pontos. Se o traçado de Yas Marina não está entre os mais empolgantes do calendário, para este ano a pista recebeu ajustes exatamente na tentativa de favorecer disputas e ultrapassagens. O circuito ficou 273m mais curto com o fim da chicane das curvas 5 e 6 numa reta; a mudança no desenho do hairpin em seguida; a transformação da Curva 10 e do setor entre as curvas 11 e 14 (agora um hairpin), além da mexida nas curvas de 90 graus que antecedem a reta dos boxes (agora têm a trajetória mais aberta e veloz).

Apesar das alterações, a Pirelli mantém a escolha de pneus feita em 2020 e vai com a gama mais macia: C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio). A engenharia da fabricante italiana avalia que a nova configuração não mexe nas características da pista. Que é pouco exigente em termos de desgaste, estresse lateral, downforce, abrasividade e frenagens.

Até por isso dificilmente a estratégia de paradas deixará de ser de pitstop único. Com os pneus médios usados na primeira parte e os duros no stint final. Yas Marina, no desenho usado até 2020, sempre favoreceu o pole, com as seis últimas vitórias de quem saiu da posição de honra no grid.

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