Pace car elétrico vai puxar o pelotão da Nascar em Talladega
Novidade à frente do pelotão da Nascar Cup Series na Geico 500, as 500 Milhas de Talladega. O pace car será um modelo movido 100% a eletricidade. O SUV Mustang Mach-E, da Ford, será o carro dirigido por Kip Childress antes da primeira bandeira verde e durante as neutralizações no superspeedway do Alabama. O modelo foi lançado ano passado herdando o nome do muscle car (e o inconfundível símbolo do cavalo puro-sangue) que hoje representa a casa de Detroit na Nascar. Com uma pegada esportiva, apesar de se tratar de um modelo de proposta familiar – a versão GT conta com 480hp.
Para as três montadoras envolvidas na categoria (Toyota e Chevrolet as outras duas), puxar a fila passou a ser algo bastante lucrativo. Especialmente nas provas mais tradicionais, como Talladega, em que a audiência pela TV se multiplica. Nos últimos anos, não faltaram modelos diferentes em destaque. Na Truck é comum que as picapes que inspiram as versões de competição cumpram o papel de pace car. A própria Ford já usou um modelo elétrico em 2012 (o Focus, de pouco sucesso de mercado). Em 2015, foi a vez de a Toyota mandar à pista em Richmond o Mirai, movido a hidrogênio.
Se as fábricas (especialmente Ford e Chevy) direcionam cada vez mais sua produção para os elétricos, na pista a mudança ainda não está nos planos. Os carros NextGen, que estreiam na Cup em 2022, não contam com ajuda híbrida. O que deve acontecer mais à frente em seu ciclo de uso, ou mesmo apenas com seus substitutos. A categoria tem um forte argumento para manter os motores à combustão por enquanto: o etanol, que compõe 85% do combustível usado (E-85).
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