Palou retoma liderança da Indy com vitória em Portland
Alex Palou deu um passo rumo ao título da NTT Indycar Series (Fórmula Indy) ao vencer o GP de Portland, 14ª prova do campeonato. O espanhol largou na pole com o Dallara Honda #10 da Ganassi mas precisou de muito trabalho e estratégia para levar a melhor ao fim das 110 voltas. Resultado que o colocou novamente na liderança da classificação, com duas etapas restando. A pista do Oregon foi fiel à tradição e proporcionou uma corrida movimentada desde os primeiros metros, com a confusão habitual na aproximação do S após o retão dos boxes.
Palou, o companheiro de time Scott Dixon (Dallara Honda #9) e vários carros no pelotão se envolveram em toques ou escaparam do traçado para seguir. Caso também de Felix Rosenqvist (Dallara Chevrolet #7/Arrow McLaren SP), que tentou uma manobra desesperada para tomar a ponta. No meio do grupo, uma rodada de Oliver Askew (Dallara Honda #45/Rahal Letterman) criou o caos. Romain Grosjean (Dallara Honda #51/Dale Coyne with Rick Ware) tocou em James Hinchcliffe (Dallara Honda #29/Andretti) e Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank) ficou preso sobre a zebra. O tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis teve o carro levado aos pits e conseguiu retornar, mas com 18 voltas de desvantagem.
Melhor para o líder do campeonato Pato O’Ward, que passou da P.7 para a dianteira o Dallara Chevrolet #5 da Arrow McLaren SP. Por terem ‘cortado caminho’, Palou, Dixon e Colton Herta (Dallara Honda #26/Andretti Autosport) foram mandados para o fim do pelotão no alinhamento. Aproveitaram para fazer seu primeiro pitstop, o que seria decisivo mais à frente.
Na relargada, O’Ward sofria a pressão de Graham Rahal (Dallara Honda #15/Rahal Letterman Lanigan). O filho de Bobby Rahal optou por uma estratégia de apenas duas paradas e assumiu a ponta quando o mexicano foi aos boxes pela primeira vez. Com pneus prime (mais duros), O’Ward começou a perder terreno e se tornou presa fácil para boa parte do pelotão.
Estratégia
A essa altura, a prova se transformou numa guerra de estratégias, que acabou igualada com nova amarela, provocada pelo toque entre os companheiros na Penske Will Power (#12) e Simon Pagenaud (#22), na volta 86. O bom trabalho da Ganassi devolveu Palou de volta à pista na frente (V.80), agora sob pressão de Alexander Rossi, com o Dallara Honda #27 da Andretti Autosport. Não o suficiente, no entanto, para ameaçar sua terceira vitória no ano. Com isso, o catalão chegou aos 477 pontos. O’Ward não conseguiu se recuperar do stint intermediário e foi apenas o 14º. Agora, está 15 pontos atrás do rival.
Terceiro no GP, Scott Dixon se mantém na luta pelo sétimo título (-49), mesmo caso de Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #2 / Penske), quinto na corrida e terceiro no campeonato (-34). Marcus Ericsson (Dallara Honda #8/Ganassi), sétimo na bandeirada, também tem chances (-75). No próximo domingo a categoria acelera no Weathertech Raceway, em Laguna Seca.
GP de Portland
Fórmula Indy: 14ª prova
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