Paulo Pretto e Guto Rotta vencem 12h de Tarumã com final movimentado
A 40ª edição das 12h de Tarumã teve emoção até depois da bandeirada. E acabou definida pelos comissários em um fim eletrizante. A vitória do Celta #3, com Paulo Pretto e Guto Rotta, foi confirmada com a punição de 20 segundos aplicada ao Celta #461 de Fabiano Cardoso/Maicon Roncen/Thiago Tambasco. Com o primeiro ao volante, o carro acabou tocando o do rival na Curva 2 na penúltima volta – com isso, caiu para o terceiro lugar, superado também pelo Onix #7 de Gustavo Ribeiro/Claitão Salcedo/Kaki Andrade.
Com o segundo ano de disputa no regulamento do Turismo 1.4 (motorização Chevrolet EcoFlex 1.4), a clássica prova do automobilismo gaúcho se transformou num verdadeiro sprint de 12 horas. O ritmo intenso acabou tirando alguns dos favoritos da briga pela vitória – caso do Corsa #111 (Thiago Messias/Carlos Erwig /Nicolas Dallagnol), que ocupava a segunda posição a menos de duas horas do fim e acabou capotando, com o último ao volante.
O Onix #8 campeão de 2019 (Choka Sirtuli/Jonas Simon/Juliano Fantin/Leonardo Flores) teve problemas de motor no começo da manhã. E o Celta #819 (Ike Ramos/Alexandre Buneder/Eduardo Buneder/Fernando Doval Jr), teve de abandonar na décima hora.
Várias foram as intervenções do safety car, especialmente durante a madrugada. Na quarta hora de corrida um acidente mais sério envolveu o Onix #5 da MC Tubarão (Tiel de Andrade/Julio Martini/Rodrigo Lemke); o Onix #98 (Marcelo Albuquerque/Sergio Rocha/Paulo Fontes/Cadu Maciel) e o Corsa #144 (Davi Antunes/João Giovanella/Willian Gaiewski/Regis Boessio).
Pretto/Rotta chegaram a ter duas voltas de vantagem sobre o segundo colocado mas, com as neutralizações na reta final de prova, viram o #461 e o #7 se aproximarem. Cardoso conseguiu superar os 10 retardatários que o separavam do líder até o lance decisivo. O piloto e preparador admitiu não ter conseguido evitar o toque e se desculpou com o rival e amigo. A diferença final do #3 para o #7 foi de apenas 0s365.
12h de Tarumã 2020
Siga o Racemotor no: