Penske e Porsche juntas na IMSA e no Mundial de Endurance com protótipo LMDh
Os rumores vinham de longe, mas nesta terça-feira (4) veio a confirmação oficial. O Team Penske e a Porsche voltam a juntar forças num programa para a Endurance. Aliás, dois: a equipe do ‘capitão’ Roger Penske vai alinhar os protótipos LMDh da casa de Stuttgart no WEC e na IMSA a partir de 2023. Uma parceria que só aumenta a expectativa pelo futuro das provas de longa duração, com Peugeot, Audi e Ferrari também a caminho, e planos para Alpine e BMW.
“Pela primeira vez na história da Porsche Motorsport uma só equipe representará a marca nos dois principais campeonatos da endurance mundial. Vamos em busca de vitórias em Le Mans, Daytona e Sebring”, destaca Oliver Blume, CEO da Porsche. Já Penske lembra que a parceria com a marca alemã vem da década de 1970, com os 917 Can-Am. “É um dia de muito orgulho para nossa organização. O sucesso e o legado que conquistamos juntos não têm paralelo”, diz.
Time e fábrica repetem o cenário vivido entre 2005 e 2008. Na ocasião, a Penske ajudou a financiar a construção de um protótipo LMP2 (o RS Spyder) para a disputa da American Le Mans – com o patrocínio da DHL, o modelo conquistou títulos e bateu os mais potentes LMP1 nas 12h de Sebring de 2008.

A Porsche Penske Motorsport terá sede norte-americana em Mooresville (Carolina do Norte), ao lado da estrutura da Nascar e da Fórmula Indy. Uma base europeia será montada para o WEC. Embora não tenha sido confirmado oficialmente, o LMDh da marca alemã será desenvolvido pela Multimatic – a mesma base será usada para o modelo da Audi.
Siga o Racemotor no:
“For the first time in the history of Porsche Motorsport, our company will have a global team competing in the world’s two largest endurance series. To this end, we will be setting up team bases on both sides of the Atlantic. This will enable us to create the optimal structures we will need to take overall victories at Le Mans, Daytona and Sebring, for example.”