Petter Solberg volta ao Mundial de Rally na Espanha
Um dos mais carismáticos e espetaculares pilotos de rally de todos os tempos está de volta ao Mundial da modalidade, com a função de “garoto-propaganda”. A gente explica: Petter Solberg foi convidado pela Volkswagen para comandar um dos novos Polo R5 na estreia do modelo em competições – o outro estará nas mãos do francês Eric Camilli. A dupla disputará o Rally da Catalunha (misto asfalto/terra), penúltima etapa do WRC 2018, de 25 a 28 de outubro.
Conhecido como “Hollywood” pelo jeito espalhafatoso e divertido, Solberg foi campeão do mundo com a Subaru em 2003. Depois, com o próprio time (PSRX), se tornou o primeiro campeão mundial de Rallycross, categoria que continua disputando com os Polo WRC desenvolvidos em parceria com a VW. A proximidade com a marca levou a divisão esportiva da montadora alemã a apelar para o noruguês nos testes de desenvolvimento de um modelo pensado para times particulares – a “irmã” Skoda já vendeu mais de 200 unidades de seu Fabia R5, que emprestou a base mecânica para o Polo na mesma configuração (motor 1.600cc turbo, tração 4×4 e cerca de 280cv de potência). Daí a importância de contar com um piloto experiente e rápido para mostrar a potenciais consumidores a força do modelo.
Solberg terá como navegadora a compatriota Veronica Engan (forma dupla com o filho do campeão, Oliver, que dá seus primeiros passos na modalidade que consagrou o pai). Com certeza, ainda que longe da disputa pela vitória – os R5 têm desempenho inferior aos modelos WRC – ele será uma das atrações na prova espanhola.