Pikes Peak tem tetracampeão e Alpine no pódio

Quarta vitória do britânico radicado nos Estados Unidos Robin Shute na Pikes Peak International Hill Climb, a mais conhecida prova de subida de montanha do planeta. Com o Wolf TSC-FS (desenvolvido com base no chassi GB08 da marca de protótipos), ele completou os 19.980m em 8min40s080. Distante do recorde da ‘Corrida para as Nuvens’, mas o suficiente para superar justamente o dono do melhor tempo da história e uma máquina que foi o centro das atenções.

Romain Dumas levou a Ford Performance Supervan 4 à segunda posição, com 8min47s682. O modelo com chassi tubular e formas da Ford Transit, empurrado por três motores elétricos desenvolvidos pela STARD, mostrou bom potencial, mas levou alguma desvantagem com a aerodinâmica desfavorável. O francês subiu a ‘Montanha da América’ em 7min57s148 na edição 2018, também com um elétrico (o VW ID:R).

Também francês Raphael Astier confirmou o domínio europeu na 101ª edição da Pikes Peak, com o Alpine A110 GT4 desenvolvido em parceria com a engenharia da marca do Grupo Renault (9min17s142). Logo à frente de David Donohue que, com um Porsche 911 GT2 RS Clubsport, foi o melhor na divisão Time Attack. O português Nuno Caetano se destacou no Porsche Pikes Peak Trophy by Yokohama e ficou com o segundo lugar na classificação especial para os 718 Cayman Clubsport.

Se Lia Block, filha de Ken Block, fez uma exibição com o Porsche Hoonipigasus que o pai, falecido este ano, sonhava levar à vitória, Lucy, viúva do piloto, completou a subida em 11min25s315 com um pequeno tubular Sierra Echo, o que valeu o 10º lugar na classe Unlimited. Loni Unser, filha de Johnny Unser, representou a dinastia mais vitoriosa da Pikes Peak com o tempo de 11min34s709, a bordo de um Acura Integra S.

Shute somou o triunfo deste ano aos de 2019, 2021 e 2022.

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