Pirelli revela características dos pneus para a F-1 2019

O primeiro dia dos treinos coletivos da Fórmula 1 em Montmeló (Espanha) serviu para que a Pirelli revelasse mais algumas características das escolhas feitas em termos de pneus para a a temporada, a nona consecutiva dos italianos como fornecedores únicos. Vale lembrar que, este ano, a festa de cores e compostos deu lugar a cinco escolhas, do C1, o mais duro, sem a lista lateral, até o C5, o mais macio, também sem a banda colorida em torno da marca da fabricante.

A engenharia da Pirelli confirmou que todos os pneus para todas as etapas do ano terão as bandas de rodagem milimetricamente mais baixas, uma solução usada inicialmente para os traçados com asfalto mais novo, numa tentativa de reduzir o graining (esfarelamento). Outra medida adotada é a redução da temperatura máxima dos cobertores de aquecimento dos pneus traseiros, de 100° C para 80°C, de forma a evitar o desgaste excessivo dos compostos mais macios nas primeiras voltas. As pressões recomendadas

A faixa ideal de funcionamento dos cinco compostos foi ampliada, o que pode proporcionar estratégias mais arriscadas. E tanto os pneus intermediários (verdes) quanto os de chuva (azuis) passam a ter apenas uma opção de composto homologado, ambos mais versáteis para lidar com um range de temperaturas maior. O primeiro, aliás, ganhou um desenho que assegura maior grip tanto com a pista secando quanto com o asfalto mais molhado, o que pode adiar o momento de uma troca em condições duvidosas.

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