Pódio na raça de Rafa Matos na Trans-Am em Road America
Um pódio com sabor especial para Rafa Matos na sexta etapa da Trans-Am Series (TA2). Terceiro na qualificação em Road America, ele acabou desclassificado por uma irregularidade no splitter dianteiro do Mustang #88 da 3D Dimensional Services. Foi parar no fim da fila de 36 carros, reforçada por sete pilotos da Nascar, que também acelerou na pista de Wisconsin. E avançou ao longo das 25 voltas para receber a bandeirada em terceiro, logo atrás do principal rival pelo título, Mike Skeen.
Rafa já era o décimo na quinta volta. Pelo caminho, superou, entre outros, Ryan Newman, Riley Herbst e Christopher Bell. E se aproximava de Ty Gibbs na luta pela quarta posição quando um furo de pneu fez o novato sensação da Nascar Xfinity perder posições e abandonar. A essa altura, Skeen havia sido superado por outro nome em ascensão na Stock: Sam Mayer, que estreou no Camaro #8 da JR Motorsports na Xfinity.
Sem amarela
A três voltas do fim, o piloto mineiro já era o terceiro, mas com Mayer e Skeen bastante à frente. A expectativa de uma bandeira amarela para aproximar o pelotão não se concretizou – Mayer recebeu a bandeirada na frente de Skeen e de Rafa. Austin Dillon, que também largou no fundo do pelotão, terminou em quinto.
“Vim passando os caras e buscando. Na décima volta consegui a volta mais rápida e um ponto a mais. Fiquei um pouco preocupado com a quantidade de carros no grid, mas estávamos rápidos e ninguém jogou sujo, foi um avanço tranquilo. Perdi poucos pontos da vantagem no campeonato e o segredo é esse: terminar no pódio e pontuar sempre. Ainda tem muita corrida pela frente”, disse o brasileiro.
A sétima etapa da Trans-Am Series acontece nos dias 17 e 18, em Brainerd (Minnesota). Em agosto, a categoria fará a preliminar da Fórmula Indy na primeira edição do GP de Nashville, num circuito de rua.
Siga o Racemotor no: