Poeira, calor e três vencedores na abertura do Brasileiro de Velocidade na Terra
Clima quente dentro e fora da pista do Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá, palco da etapa de abertura do Brasileiro de Velocidade na Terra (BRVT) para a principal categoria (Autocross). Sábado e domingo reservaram duas tomadas de tempos e quatro corridas emocionantes, com três vencedores diferentes e promessa de equilíbrio ao longo da temporada.
O primeiro dia de competição começou com domínio dos pilotos baianos – Lucas Lazzari conquistou a Super Pole, com 1min21s986 mas, na corrida 1, acabou caindo para o quarto lugar, enquanto o conterrâneo Willian Cancelier recebeu a bandeirada em primeiro ao fim das 18 voltas, superando Gilliard Scheffer e Vanderlei Reck, ambos matogrossenses.
Com as quatro primeiras posições invertidas, Reck tomou a ponta na segunda prova mas, com problemas mecânicos, abriu caminho para vitória de Scheffer, seguido por Marlon Fedrizzi (MT) e Fernando Scheffer (MT). O melhor do dia foi definido pelo critério de desempate (melhor posição na qualificação) – Cancelier e Gilliard somaram os mesmos 35 pontos, mas o baiano levou a melhor.
E se optou por poupar o carro no primeiro dia, o atual campeão brasileiro Celsinho Mello mostrou as cartas no segundo, conquistando a vitória geral, graças a um segundo e um terceiro lugar na soma das baterias. Mais rápido na tomada de tempos, ele liderou a primeira prova até uma escapada na Curva da Chapada, que permitiu o ataque e a ultrapassagem de Cancelier. Ricardo Fragnani (SP) terminou em terceiro.
Inversão das duas primeiras filas para a segunda corrida e, desta vez, Adroaldo Weisheimer (BA), que partiu da pole, não conseguiu aproveitar a condição, abandonando e abrindo caminho para a vitória de Marlon Fedrizzi, seguido por Fernando Scheffer e Celsinho Mello.
Brasileiro de Velocidade na Terra (Autocross)
Primeira etapa: Cuiabá (MT)
Classificação do primeiro dia
1. #765 WILLIAN CANCELIER, 35 pontos
2. #599 GILLIARD SCHEFFER, 35
3. #538 FERNANDO SCHEFFER, 28
4. #177 LUCAS LOCATELLI, 24
5. #9 WELLINGTON ANTUNES, 23
6. #25 VANDERLEI RECK, 23
7. #509 VALDIR JACOBOWSKI, 21
8. #714 LUCAS LAZZARI, 20
9. #777 RAFAEL BORTOLI, 15
10. #578 MARLON FEDRIZZI, 13
Classificação do segundo dia
1. Celsinho Mello, 38 pontos
2. William Cancelier, 37
3. Marlon Fedrizzi, 34
4. Ricardo Fragnani, 32
5. Vanderlei Reck, 31