Pole de Leclerc e Verstappen oitavo na F-1 em Singapura
Promessa de um GP de Singapura bastante interessante. A qualificação para a 17ª etapa do Mundial de F-1 2022 proporcionou a nona pole de Charles Leclerc (Ferrari) na temporada e viu Max Verstappen (Red Bull) não ir além do oitavo lugar no grid. A pista molhada movimentou a definição das posições de largada no circuito de rua de Marina Bay, que terminou com apenas 0s054 separando os três primeiros.
Se o terceiro treino livre teve pouco mais de 20 minutos de ação depois de uma pancada de chuva, a classificação começou com o asfalto ainda bastante úmido, o que exigiu inicialmente os pneus intermediários. Verstappen foi o mais rápido do Q1, que deixou pelo caminho Valtteri Bottas (Alfa Romeo); Daniel Ricciardo (McLaren), Esteban Ocon (Alpine) e a dupla da Williams.
As voltas dos 20 carros na primeira fase deixaram um trilho mais seco para o começo do Q2. Não o suficiente para apostar nos slicks. Desta vez, Leclerc foi o mais rápido, seguido pela Red Bull de Sergio Perez e por Lewis Hamilton (Mercedes). Nos últimos minutos a Aston Martin tentou a cartada dos pneus de pista seca (macios), mas Lance Stroll e Sebastian Vettel não avançaram. George Russell (Mercedes) foi outro que encerrou o dia mais cedo – larga em 11º.
O composto macio foi a escolha para o Q3, embora o último setor ainda exigisse cuidado com os pontos molhados. Hamilton e Fernando Alonso (Alpine) chegaram a ter a pole provisória, mas a volta de Leclerc em 1min49s412 valeu a P.1. Perez ficou a 0s022 do monegasco. E Hamilton garantiu a P.3 a meio décimo da Ferrari #16.
Irritação
Depois de alguma dificuldade em sua primeira tentativa nos trechos mais úmidos, Verstappen vinha em uma boa volta já com o tempo de treino completado, mas recebeu da Red Bull a orientação de retornar aos boxes. Irritado, o líder do Mundial, que pode garantir o bicampeonato por antecipação na corrida deste domingo, pediu explicações da decisão pelo rádio. Ouviu de Christian Horner que seria informado da razão ao descer do carro.
O motivo foi a falta de combustível, o que provocaria uma pane seca na volta de retorno aos pits. Pelo regulamento é necessário ter ao menos um litro no tanque, para eventuais vistorias. Quando isso não acontece, a punição joga o carro para o fim do grid.
“Foi um erro de que não nos demos conta até aquele momento. Tive de abortar duas voltas e acabei abrindo uma a mais do que o previsto. Uma pena, porque brigaria pela pole. Vamos ver o que é possível fazer. De todo modo espero uma corrida frustrante, já que ultrapassar aqui é complicado”, resumiu o holandês.

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