Porsche domina as 24h de Spa-Francorchamps. Só dois brasileiros terminam
Segunda vitória consecutiva da Porsche nas 24h de Spa-Francorchamps. Desta vez, com o 911 GT3R #98 do Team Rowe, pilotado por Laurens Vanthoor, Nick Tandy e Earl Bamber. Os três pilotos oficiais da marca alemã souberam se manter distantes dos problemas e acidentes, numa edição fiel à tradição, mesmo em data diferente. Chuva, frio e neutralizações por acidentes (inclusive a entrada de um dos pitlanes bloqueada durante a madrugada) deram o tom da prova, válida pelo Intercontinental GT Challenge e pelo GT World Challenge Europa.
O #98 se manteve nas primeiras posições ao longo de toda a distância, mas só foi assumir a P1 a pouco mais de uma hora para o fim. A essa altura, a corrida era comandada pelo Audi R8 #66 do Team Attempto, com Mattia Drudi/Patric Niederhauser/Frederic Vervisch. A distância entre os dois se manteve pequena até a bandeirada – 4s687 separaram vencedores e segundos colocados, ao fim de 527 voltas.
O pódio foi completado por outro 911 GT3R, o #54 da equipe italiana Dinamic, com Matteo Cairoli/Sven Muller/Christian Engelhart. Depois de liderar por boa parte da madrugada, a Ferrari 488 GT3 #51 de James Calado/Alessandro Pierguidi/Nicklas Nielsen ficou com a quarta posição.
Para os brasileiros, pouco a comemorar. Rodrigo Baptista foi o único a concluir a maratona, com o Bentley Continental GT3 #9 da K-Pax, que dividiu com Andy Soucek e Alvaro Parente. Depois de largar dos boxes, em último, a máquina do trio terminou em 12º.
A Ferrari 488 GT3 #27 de Marcos Gomes/Tom Blomqvist/Kamui Kobayashi chegou a liderar no primeiro stint graças à estratégia, e ficou com a 23ª posição final.
Felipe Fraga foi um dos destaques da primeira metade da prova, mas um problema no freio dianteiro esquerdo que danificou a suspensão do Mercedes-AMG GT3 #88 (AKKA-ASP) tirou o carro da prova. Ele e Raffaele Marciello se mantiveram entre os quatro primeiros até o abandono – o russo Timur Boguslavskiy não chegou a entrar na pista.
Abandono também para a Ferrari 488 GT3 #52 de Daniel Serra/Andrea Bertolini/Niels Hommerson/Louis Machiels (AF Corse), inscrita na classe Pro-Am. Com as 380 voltas percorridas, no entanto, o carro foi classificado em 35º. A BMW M6 #34 (Walkenhorst) de Augusto Farfus/Nicky Catsburg/Phillip Eng deu adeus à disputa na sétima hora.
Os vencedores na Pro-Am foram Sandy Mitchell/Ricky Collard Jr/ Rob Collard/Leo Machitski, com a Lamborghini Huracán da Barwell Motorsport. Na Am Cup, melhor para Clement Mateu/Romano Ricci/Stephane Tribaudini/Stephane Lemeret, a bordo do Bentley Continental do Team CMR.
24h de Spa-Francorchamps 2020
Siga o Racemotor no: