Primeira de Rinus VeeKay no GP de Indianapolis. Grosjean termina na P2

“Eu preciso superar seis carros amanhã para vencer. Já tive desafios mais difíceis”. O post na véspera do GP de Indianápolis, quinta etapa da Fórmula Indy, foi um misto de autoconfiança e espírito tranquilo, de quem não se colocava qualquer pressão. Rinus VeeKay fez exatamente o que necessitava. E se tornou mais um vencedor inédito na temporada da categoria – Alex Palou (Ganassi) e Pato O’Ward haviam sido os dois primeiros. O holandês de apenas 20 anos fez valer a combinação de talento, equipamento (o Dallara Chevrolet da Ed Carpenter Racing, que não vencia há cinco anos) e estratégia. E levou a melhor sobre o outro grande nome da prova: Romain Grosjean (Dallara Honda/Dale Coyne with RWR).

O francês, que foi pole, liderou a prova com margem confortável até seu primeiro pitstop, que procurou adiar ao máximo. Voltou a contar com os pneus macios no segundo stint e, com isso, retomou a ponta. Com os pneus duros (prime), no entanto, perdeu desempenho. Na volta 45 das 85, acabou superado por VeeKay, em estratégia diferente. Com pista livre, o piloto da ECR abriu vantagem segura para resistir à aproximação do ex-piloto da Haas na F-1, novamente com a borracha mais macia após sua última parada.

A primeira freada da prova trouxe confusão, fez Simon Pagenaud (Penske) tocar em Conor Daly (Ed Carpenter), que saía em sexto, e obrigou o líder do campeonato Scott Dixon (Ganassi) e O’Ward a passar pela grama, perdendo terreno. Daly foi obrigado a abandonar e provocou a única bandeira amarela do GP. Atingido na confusão, Graham Rahal (Rahal Letterman) caiu para o fim do pelotão, mas se recuperou mesmo com o carro danificado para terminar em quinto.

Um problema de pneu tirou da briga o inglês Jack Harvey (Meyer-Shank Racing), que dividia a primeira fila do grid com Grosjean. Josef Newgarden (Penske) manteve o terceiro lugar por boa parte da prova, mas acabou superado por Palou. Como na qualificação, os carros da Andretti Autosport não brigaram no primeiro pelotão. Alexander Rossi, com o Dallara Honda #27, foi o melhor deles na bandeirada, em sétimo.

500 Milhas

Na terça-feira os carros retorno ao Indianapolis Motor Speedway, mas já na configuração para o oval. Iniciam os treinos livres para o fim de semana de definição da pole para as 500 Milhas (22/23).

GMR GP of Indianapolis

Fórmula Indy: quinta etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais