Primeira do Dakar tem favoritos atrasados e fim de jejum
Foi apenas o primeiro de 12 dias de competição no Rally Dakar, mas suficiente para causar estragos e dar espaço a surpresas e ao fim de um jejum de 16 anos. Os 277 quilômetros cronometrados entre Jeddah e Bisha desafiaram a caravana com trilhas, trechos técnicos e pedregosos, muita poeira e exigiram uma navegação perfeita. Além disso, se mostraram traiçoeiros para quem largou na frente nas diversas categorias.
O campeão entre os carros Carlos Sainz mostrou que o fato de ser o 28º a largar entre os carros esteve longe de ser desvantagem. O espanhol e o navegador Lucas Cruz comandaram uma dobradinha dos buggies Mini JCW da X-Raid, seguidos por Stephane Peterhansel/Edouard Boulanger. Mais conhecido do WRC, o checo Martin Prokop levou sua Ford Raptor à terceira posição. Melhor no prólogo, Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux/Gazoo Racing) foi apenas o décimo, perdendo mais de 12 minutos para o novo líder na geral.
Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan levaram o Buggy Century CR6 a uma ótima 11ª posição – o piloto paulista foi o melhor entre os estreantes. Num dia menos favorável às máquinas 4×4 e prejudicados pela posição de largada e por dois furos de pneu, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad ficaram com a 30ª posição com o Mini All4 da X-Raid. Problemas mecânicos deixaram Sebastien Loeb/Daniel Elena em 22º com o BRX Hunter.
Nas motos, o atual campeão e primeiro a largar Ricky Brabec (Honda CRF 450/Monster Energy HRC) se perdeu logo no começo e completou o estágio apenas em 24º. Duas posições atrás de Joan Barreda, seu companheiro de equipe, que havia sido o segundo no prólogo.
Melhor para o australiano Toby Price e sua KTM do time oficial Red Bull, seguidos de perto pelo argentino Kevin Benavides, melhor do esquadrão Honda. Em terceiro o ex-piloto de motocross austríaco Matthias Walkner, também com uma KTM oficial.
Jejum
O jejum foi quebrado pela espanhola Cristina Gutierrez, primeira mulher a vencer um estágio do Dakar desde Jutta Kleinschmidt, em 2005. Integrante do time de jovens talentos da Red Bull, ela e o navegador François Cazalet venceram entre os UTVs na classe T4 e na geral com o Overdrive OT3.

Mesmo com um pneu furado nos primeiros quilômetros de prova, Reinaldo Varela/Maykel Justo fecharam logo em seguida com o Can-Am Maverick X3 da Monster Energy Can-Am. Acabaram, no entanto, penalizados com um minuto por excesso de velocidade numa zona de radar, ficando com a quinta posição na etapa. Ao lado do norte-americano Austin Jones, Gustavo Gugelmin foi o segundo na geral e venceu na T4.
“Em um trecho rochoso pegamos uma pedra que rasgou o pneu traseiro direito e nos obrigou a parar com apenas 10km de corrida. Fizemos a troca bem rápido, mas enquanto isso vimos o pessoal nos ultrapassando. Foi um sufoco, não estávamos acreditando no que estava acontecendo. Depois, tivemos que manter a calma e ir passando o pessoal um a um, sempre com cuidado para não furar outro pneu”, destacou Varela.
Nos caminhões, os problemas mecâmicos no Kamaz do atual campeão Andrei Karginov abriram caminho para outra máquina do time russo, comandada por Dmitry Sotnikov.
Nesta segunda (4) o pelotão encara 457 quilômetros cronometrados entre Bisha e Wadi Al-Dawasir, com os primeiros trechos de dunas, e boa parte do percurso em trechos abertos, cercados de areia por todos os lados.
Rally Dakar 2021
Primeira etapa: Jeddah/Bisha (622km/SS: 277km)
Carros
1. Carlos Sainz/Lucas Cruz (ESP/Buggy Mini JCW) 3h05min56
2. Stephane Peterhansel/Edouard Boulanger (FRA/Buggy Mini JCW) + 25s
3. Martin Prokop/Victor Chytka (CZE/Ford Raptor RS CC) + 4min18s
3. Matthieu Serradori/Fabien Lurquin (FRA-BEL/Buggy Century CR6) + 6min33s
4.Khalid Al-Qassimi/Xavier Panseri (EAU-FRA/Peugeot 3008 DKR) + 8min10s
11.Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan (BRA/Buggy Century CR6) + 13min54
30.Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA/Mini All4) + 36min33
Motos
- Toby Price (AUS/KTM 450 Rally) 3h18min26
- Kevin Benavides (ARG/Honda CRF 450 Rally) + 31s
- Matthias Walkner (AUT/KTM 450 Rally) + 32s
- Scott Sunderland (GBR/KTM 450 Rally) + 2min03
- Lorenzo Santolino (ESP/Sherco 450) + 4min23
UTVs
1. Cristina Gutierrez/François Cazalet (ESP-FRA/Red Bull Overdrive OT3) 3h41min37 (T4)
2. Austin Jones/Gustavo Gugelmin (EUA-BRA/Can-Am Maverick X3) + 6min59 * vencedores na classe T3
3. Francisco López/Juan Pablo Latrach (CHI-ESP/Can-Am Maverick X3) + 7min36 (T3)
4. Aron Domzala/Maciej Marton (POL/Can-Am Maverick X3) + 7min43 (T3)
5. Reinaldo Varela/Maykel Justo (BRA/Can-Am Maverick X3) + 7min48 (T3)