Protótipo ABS 01 de Ney Faustini supera primeiro teste em Interlagos
Carros de competição podem ter mais de uma vida. Que o diga um que, na segunda etapa do Paulista de Automobilismo, percorreu seus primeiros quilômetros nos treinos e corridas da Open Paulista em sua nova configuração. O protótipo ABS 01, de Ney Faustini, é a máquina com que o experiente piloto e seu filho, Ney de Sá, vão encarar o Império Endurance Brasil e outras provas de longa duração.
A ‘primeira vida’ do protótipo começou em 2004, fruto do talento e do trabalho do mecânico e preparador João Alfran. Que desenvolveu o 450 A para Urubatan Helou e Urubatan Júnior – também pai e filho – mas faleceu antes de ver o protótipo no grid. O pacote incluía o chassi tubular em aço com reforços (crash box) em fibra de carbono e motorização Chevrolet V8, com a força jogada às rodas traseiras por uma transmissão Hewland.
Por longos anos o 450 A permaneceu encostado (Helou não queria competir com o carro sem a presença de seu criador) até que foi negociado com Faustini. O piloto e preparador chegou a trocar a mecânica original por um motor Maserati, mas preferiu investir em outro protótipo, o GeeBee R1 (que nasceu como Dimep GT), usado até 2019.
Desde então, passou a contar com o suporte do também piloto e preparador Carlos Tigueis para transformar o 450 A no ABS 01 – novamente empurrado por um Chevy V8 e com o câmbio Hewland. A sigla é uma referência à Absoluta, rede de concessionárias Chevrolet de Faustini.

Potencial
Na qualificação, o protótipo registrou 1min44s361, tempo que baixaria em quase três segundos nas duas corridas, mesmo não disputadas na íntegra. Na primeira, abandono na quinta das 15 voltas. Já na segunda, o ABS 01 saiu dos boxes com a prova já em sua terceira volta. A marca de 1min41s786 já é bem melhor que as últimas registradas com o GeeBee. E isso apenas na fase inicial de desenvolvimento, com boa margem para evolução.
Siga o Racemotor no: