Qualifying em Daytona tem recorde quebrado e pole brasileira
Se no Roar Before the Rolex a marca era extra-oficial, por se tratar de uma sessão coletiva de treinos, desta vez é para valer. Oliver Jarvis e o Mazda DPi do Team Joest garantiram a pole para as 24h de Daytona com a volta mais rápida da história no traçado misto de 5.728m: 1min33s685, batendo a marca estabelecida em 1993 pelo Toyota GTP com P.J Jones.
Jarvis superou por dois décimos de segundo Ricky Taylor, com o Acura DPi da Penske que divide com Hélio Castroneves e o estreante Alexander Rossi. Mazda e Acura também na segunda fila, em ordem invertida – Juan-Pablo Montoya registrou a terceira marca, com Jonathan Bomarito em seguida.
O melhor dos Cadillacs DPi, em quinto, foi o atual campeão, o #31 da Action Express/Whelen, com Felipe Nasr ao volante. O outro carro do time, o #5, com Christian Fittipaldi, sofreu problemas mecânicos e não participou da sessão qualificatória. Em sexto, Fernando Alonso reclamou dos efeitos do Balance of Performance para os carros baseados no chassi Dallara. O #85 da JDC-Miller Motorsports (de Rubens Barrichello) larga em oitavo.
Entre os GTE, melhor para a Porsche 911 RSR… de número 911, comandado pelo britânico Nick Tandy. Com Corvette (o #3, de Jan Magnussen); Ford GT (#67, com Ryan Briscoe) e Ferrari (#62, com Davide Rigon) em seguida, a promessa de equilíbrio para a categoria é grande.
Na GTD, Marcos Gomes mostrou seu talento ao garantir a melhor marca (1min45s257) para a Ferrari 458 da Via Itália Racing que divide com Chico Longo, Victor Franzoni e o italiano Andrea Bertolini; à frente da Mercedes AMG GT3 da Riley Motorsports que tem Felipe Fraga entre os pilotos. Bia Figueiredo qualificou o Acura #57 da Meyer Shank, garantindo a 11ª posição entre os 23 carros da categoria.
24h de Daytona (qualificação): Resultados
