Rafa Matos inicia, em Sebring, busca do primeiro bi de carreira vitoriosa
Ele se tornou o primeiro brasileiro campeão brasileiro na Trans-Am, tradicional categoria norte-americana disputada apenas em circuitos mistos, com direito a cinco vitórias e festa antecipada. E vai repetir a dose esse ano.
Pois qual pode ser a principal motivação de alguém que, neste fim de semana, volta à pista em Sebring, na Flórida, como o piloto a ser batido? No caso do mineiro Rafa Matos, mais do que confirmar a supremacia na classe TA2 com o Chevrolet Camaro da equipe Coleman 3D Dimensional Services, está em jogo a possibilidade de, pela primeira vez na carreira, conseguir um bicampeonato. Fato curioso numa carreira marcada pelo domínio em variadas categorias.
Na verdade, fruto de uma trajetória no automobilismo norte-americano que exigia bons resultados para lutar pelas bolsas (scholarships) oferecidos aos melhores, o que permitiu dar os vários passos que o levaram à Fórmula Indy. Assim, os troféus de campeão na Skip Barber, na F-Dodge, na Star Mazda, na F-Atlantic e na Indy Lights passaram a integrar o currículo, sempre como etapas intermediárias.
Pela primeira vez Rafa terá a chance de defender um título, missão que não é das mais simples considerando o nível cada vez mais alto da Trans-Am. Além dos especialistas da categoria, é necessário enfrentar os destaques da Nascar Xfinity Series, divisão de acesso da Stock Car que divide a programação em duas ocasiões, bem como convidados com pé direito pesado.
“No ano passado os motores Chevrolet tinham desvantagem nas retas para os Fords pelo regulamento, o que não será o caso agora, ao menos a princípio. Fizemos um trabalho muito forte também no acerto do chassi e as informações que acumulamos ano passado vão nos ajudar na definição da estratégia de corrida. Em Sebring mesmo, talvez não seja o caso de lutar desesperadamente pela pole, mas de ter um carro capaz de poupar os pneus até o fim, quando tudo se decide”.
Lição aprendida e que será posta em prática na tentativa de vencer nas pistas em que não foi possível na temporada passada.
O calendário de 2019 traz duas novidades, com uma visita ao desafiador traçado de Laguna Seca, em Monterrey (Califórnia) e outra a Lime Rock Park, no estado de Connecticut. Duas pistas que Rafa conhece bem dos tempos da IMSA.