Rally da Finlândia muda para outubro por presença de público
Um dos mais tradicionais desafios do Mundial de Rally (WRC) ganha nova data no ano em que festejará sete décadas. O Rally da Finlândia (que nasceu como Rally dos 1.000 Lagos) deixará a data prevista originalmente (29 de julho a 1º de agosto) e será disputado de 30 de setembro a 3 de outubro, sempre na região de Jyvaskyla.
A mudança foi pedida pela Federação Finlandesa (AKK) para garantir a presença de público ao longo das velocíssimas especiais em piso de terra. Um decreto do governo do país proíbe eventos com a presença maciça de espectadores até o fim do verão. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a expectativa é de que os fãs da modalidade possam acompanhar a prova normalmente. No ano passado o Rally da Finlândia acabou cancelado.
Equipes, pilotos e navegadores terão de lidar com as temperaturas bem mais baixas do outono, o que pode exigir mudanças na escolha dos pneus e alterar as condições das especiais. Para o diretor da prova, Kai Tarkiainen, a nova data foi a melhor solução encontrada num cenário atípico, de pandemia.
“Ao contrário do Rally do Ártico, numa zona remota, nossa prova é feita para o público e precisa dele para ser um sucesso. Embora não tenhamos a certeza de que a presença dos fãs seja permitida até lá, a vacinação nos leva a crer que será o caso”, prevê o dirigente. Neste fim de semana (23 a 25) acontece a terceira etapa do WRC 2021, o Rally da Croácia (asfalto), que pela primeira vez integra o calendário da competição.
Siga o Racemotor no: