Rally da Turquia: pode dar a louca na luta pelo WRC
A disputa do Rally da Turquia, décima etapa do Mundial de Rally (WRC) está muito próxima de embolar completamente a luta pelo título que cada vez mais escapa das mãos do atual pentacampeão Sebastien Ogier. Se o francês da Ford e o belga Thierry Neuville já vinham fazendo um duelo à parte de tirar o fôlego, o segundo dia de provas cronometradas na região de Mármara, com piso de terra em condições bastante desafiadoras, tirou os dois da luta pela prova, e está muito próximo de tornar o estoniano Ott Tanak candidatíssimo ao número 1 no fim do ano.
Neuville e seu Hyundai I20 começaram o sábado 0s3 à frente de Ogier mas, no primeiro longo estágio do dia, um dos amortecedores dianteiros quebrou a ponto de arrebentar o capô, fazendo com que o belga perdesse tempo na tentativa de um reparo que acabou não sendo bem-sucedida. Se o caminho parecia livre para o adversário, na especial seguinte foi a vez de um braço da suspensão do Fiesta WRC com o nº1 se partir. Ogier e o navegador Julien Ingrassia ainda conseguiram um conserto de emergência na esperança de ao menos permanecer na prova e somar alguns pontos mas, no primeiro trecho cronometrado da tarde, sofreram uma saída de estrada que os tirou qualquer chance de um bom resultado. Ambos agora tentam pelo menos somar pontos na Power Stage de domingo.
Quem vinha num ritmo mais conservador em meio às armadilhas do terreno turco era Ott Tanak que, com isso, herdou a ponta com seu Toyota Yaris WRC e, ainda por cima, com o companheiro de equipe Jari-Matti Latvala em segundo, sem a menor possibilidade de duelo interno no time dirigido por Tommi Makinen. Com apenas 35 quilômetros cronometrados pela frente e 1min11 de vantagem sobre o terceiro colocado, Hayden Paddon (Hyundai), Tanak só tem que evitar sustos num rally que tem sido implacável com as duplas e, caso conclua em primeiro, completará a terceira vitória consecutiva (dominou na terra velocíssima da Finlândia e no asfalto da Alemanha). Iria, na pior das hipóteses, a 161 pontos, superando Ogier (148) e encostando em Neuville (172), com três provas restantes.
Rally da Turquia
WRC: décima etapa
Classificação após o segundo dia
- Tanak/Jarveoja (EST/Toyota Yaris WRC) 3h34min22s
- Latvala/Antiila (FIN/Toyota Yaris WRC) a 13s1
- Paddon/Marshall (NZL-GBR/Hyundai I20 WRC) a 1min11
- Sunninen/Markkula (FIN/Ford Focus WRC) a 3min22
- Mikkelsen/Jaeger (NOR/Hyundai I20 WRC) a 6min25
- H.Solberg/Minor (NOR-AUT/Skoda Fabia R5) a 11min56
- Evans/Barritt (GBR/Ford Focus WRC) a 16min49
- Kopecky/Dresler (TCH/Skoda Fabia R5) a 17min06
- Tempestini/Itu (ITA-ROM/Citroën C3 R5) a 17min49
- Ingram/Whittock (GBR/Skoda Fabia R5) a 18min38