Rally de Monte-Carlo abre o WRC 2023

Mundial de Rally 2023 em ação com a mais tradicional prova da modalidade. O Rally de Monte-Carlo começa nesta quinta-feira (19) com os dois primeiros estágios dos 18 na região dos Alpes Marítimos franceses. De cara, aliás, as 75 duplas encaram um dos trechos mais conhecidos e lendários da modalidade, com a passagem noturna pelo Col du Turini. Local que recebe milhares de espectadores, muitos deles acampados.

Com Sebastien Loeb (vencedor de 2022) de fora – não chegou a acordo com a Ford M-Sport, o favoritismo na prova é do xará Sebastien Ogier, ao lado de Vincent Landais (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing). O octacampeão mundial busca sua oitava vitória nas estradas asfaltadas próximas à sua cidade natal (Gap). Ogier faz mais uma vez uma temporada parcial no WRC.

Os principais adversários são os companheiros de equipe e atuais campeões Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen – o finlandês se tornou ano passado o mais jovem a conquistar o título. Elfyn Evans / Scott Martin e Takamoto Katsuta / Aaron Johnston completam o esquadrão da Toyota.

A Hyundai passa a contar com Cyril Abiteboul como Team Principal e passou por mudanças em suas duplas. Se Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe seguem com um dos i20 N Hybrid oficiais em tempo integral, outro estará com Esapekka Lappi / Janne Ferm. Os finlandeses substituem Ott Tanak / Martin Jarveoja – os campeões de 2019 reforçam a M-Sport Ford. Dani Sordo / Candido Carrera estão no terceiro carro em Monte-Carlo. Vão se revezar com Craig Breen / James Fulton na temporada.

Com o suporte da Red Bull, a M-Sport Ford, de Malcolm Wilson, conseguiu acertar com Tanak. Pierre-Louis Loubet comanda o outro Puma Hybrid.

WRC2

As mexidas na categoria principal (RC1) tiveram o efeito de reforçar a disputa no WRC2, com os carros Rally2. Sem espaço na Hyundai, Oliver Solberg (filho de Petter Solberg) lutará pelo título com um Skoda Fabia Evo. Mesmo caso do francês Adrien Fourmaux, que segue na M-Sport, mas agora com um Fiesta.

Apesar das baixas temperaturas do inverno europeu, pilotos e navegadores não devem encontrar neve em grande quantidade até domingo. O maior desafio devem ser os estágios no começo da manhã, com placas de gelo e umidade da madrugada. A especial La Bollène-Vésubie – Col de Turini, que abre o Rally de Monte-Carlo, também será o Power Stage que fechará a disputa.

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