Rally de Monza vai fechar o WRC 2020
O templo da velocidade vai se transformar em palco da última etapa do Mundial de Rally’2020 (WRC). Confirmando os rumores, o WRC Promoter anunciou nesta sexta-feira que o Rally de Monza, de 4 a 6 de dezembro, será a oitava e decisiva etapa da temporada. A prova existe desde 1978 como uma grande festa, reunindo nomes de outras modalidades (tanto que seu nome oficial é Monza Rally Show). Entre seus maiores vencedores estão Valentino Rossi e Rinaldo Capello. Desta vez, no entanto, passará por uma série de adaptações.
Ao contrário do que ocorreu em edições anteriores, as especiais não ficarão limitadas ao Parque Nacional de Monza, onde está o autódromo. As estradas do entorno também receberão trechos cronometrados, no sábado. Além do traçado usado inclusive pela F-1, a prova percorre o antigo oval usado até os anos 1970, com as curvas elevadas (sopraelevata). Para o WRC, no entanto, haverá intervalos de largada maiores, evitando as ultrapassagens muitas vezes necessárias, e que fazem do evento algo totalmente diferente das demais provas da modalidade. Serão, ao todo, 220 quilômetros contra o relógio.
“Na situação atual fomos obrigados a encontrar novas soluções, e o Rally de Monza é uma delas. Vamos unir um circuito lendário a estágios mais tradicionais. Pode ser um caminho para levar o WRC a novos países e regiões”, afirma o diretor de rally da FIA, Yves Matton. Neste fim de semana, pilotos e navegadores encaram a sexta etapa, também na Itália: o Rally da Sardenha.
Siga o Racemotor no: