Red Bull apresenta o RB19 e confirma parceria com a Ford
Uma sexta-feira de novidades importantes para a Oracle Red Bull Racing. Animada pelo bicampeonato de pilotos e o título de construtores de 2022 na F-1, a equipe sediada em Milton Keynes resolveu fazer uma festa de lançamento para o Mundial 2023 no melhor estilo Red Bull, depois do período discreto com a pandemia. Nova York foi o palco escolhido – na cidade norte-americana foi mostrado o RB18, carro do ano passado. Mas o RB19, que tem a missão de manter a supremacia do touro vermelho na temporada. surgiu nas imagens divulgadas para a imprensa.
Ao que tudo indica, o modelo mostrado ainda esconde vários de seus segredos, que devem aparecer apenas na pré-temporada do Bahrein. E surge como uma lógica evolução do RB18. Os sidepods (laterais) estão ainda mais estreitos e recortados.
A equipe austríaca ainda confirmou a parceria técnica com a Ford para o novo ciclo de motores, que começará em 2023. A montadora americana vai fornecer sua expertise e técnicos para o desenvolvimento das unidades de potência da Red Bull Powertrains, especialmente no sistema híbrido.
Algo semelhante ao que acontecia com a Cosworth, ao longo de décadas – a empresa britânica de engenharia na prática projetava e construía os motores que ganhavam a logo da Ford. O acordo também valerá para os propulsores usados pela AlphaTauri.
A Ford estava fora da F-1 desde o fim de 2006, quando interrompeu o fornecimento de motores. Dois anos antes, ela havia decidido fechar a equipe Jaguar (a marca de esportivos era parte do grupo na época). Coincidentemente, isso abriu caminho para a chegada da Red Bull como time, já que a marca de energéticos assumiu a estrutura.
Lista
Também nesta sexta a FIA revelou os seis fornecedores de motores confirmados para o ciclo 2026/2030: Red Bull Ford; Mercedes, Ferrari, Alpine, Honda (HRC) e Audi. A última será a grande novidade, assumindo a estrutura da Sauber. E a presença da Honda não deixa de ser intrigante, já que em 2025 ela encerrará a parceria com a Red Bull. Poderia retornar à McLaren ou à Williams, atualmente clientes Mercedes.
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