Regulamento Nacional de Kart traz mudança na Sênior
Divulgado pela Comissão Nacional de Kart da CBA o Regulamento Nacional de Kart 2023 com uma novidade principal. A divisão tradicional da categoria Sênior – A e B –; dá lugar a Sênior Pro e Sênior Am, que levarão em conta a trajetória do piloto e sua experiência nas competições.
A Sênior Am será aberta a pilotos com idade de 28 anos, completados em 2023, e acima, sem experiência prévia na categoria Graduados e/ou sem títulos nacionais nas categorias Júnior e Novato. Já a Sênior Pro será destinada a pilotos com idades de 28 anos, completados em 2023, e acima, promovidos das categorias Graduados, Sênior Am ou Novatos.
A ideia é justamente separar nomes de grande retrospecto no kart daqueles que aceleram por hobby e/ou começaram mais tarde, como explica o presidente da CNK, Rubens Carcasci. “Nosso objetivo com essa mudança é especificar melhor quem é amador e quem é profissional. O amador dedica menos tempo ao kart, com menores investimentos, e o profissional se dedica por mais tempo ao esporte, investe em equipamentos e, normalmente iniciou no kart mais cedo. Assim, poderemos tornar as disputas mais equilibradas. Tomamos essa decisão ouvindo os pilotos das duas categorias, atendendo à vontade da maioria”.
A alteração acontece automaticamente nas competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa Brasil) e será recomendada nos demais campeonatos homologados pela CBA e federações estaduais.
O RNK 2023 está disponível no https://cba.org.br/downloads/listar/659/3/2023
Siga o Racemotor no: