Renault retira apelação contra dutos de freio da Racing Point
A guerra de bastidores envolvendo os dutos de freio da Racing Point RP20 no Mundial de F1 está mais próxima do fim. A Renault confirmou nesta terça-feira (25) que desistiu de apelar da sentença aplicada pelos comissários da FIA ao time de Silverstone – perda de 15 pontos no Mundial de Construtores e multa de 400 mil euros. A escuderia francesa pedia a anulação de todos os pontos somados pela RP na classificação dos times.
De acordo com o comunicado, o assunto foi tratado de forma construtiva entre a FIA, a Renault e os demais participantes da competição. E se transformou em ajustes feitos nos regulamentos técnicos e esportivos da categoria para 2021, que proibirão a simples cópia de material que faça parte das chamadas ‘listed parts’. Atualmente, apenas as unidades de potência; câmbio e suspensões podem ser repassados por um construtor a outro.
“Atingir este objetivo, no contexto do novo Pacto da Concórdia, era nossa prioridade. Agora, queremos deixar a controvérsia para trás para nos concentrarmos na continuação de um campeonato intenso e único”, diz a nota da Renault F1 Team.
A expectativa é de que a Ferrari também retire a apelação. E que o mesmo ocorra com a própria Racing Point, que considera a punição exagerada e recorreu da multa e da perda de pontos. A equipe de Lawrence Stroll foi autorizada a manter os dutos traseiros de freio de origem Mercedes até o fim do campeonato, diante da dificuldade em reprojetar o componente num prazo curto.
Siga o Racemotor no: