‘Road to Indy’ começa em St. Petersburg com brasileiros na luta
Boas disputas, acidentes, novatos se misturando a caras conhecidas e três brasileiros brigando por espaço. O fim de semana do Road to Indy, programa de acesso à NTT Indycar Series, em Saint Petersburg, teve de tudo e mostrou que, se os grids ainda não são tão numerosos quanto o ideal, não falta gente boa de braço em busca de seu espaço.
A Indy Lights começou a temporada com razoáveis 10 carros no grid, entre os quais do estreante gaúcho Lucas Kohl, que resolveu dar o salto direto da USF2000, com o time Belardi. Mesma escuderia do vencedor da prova do sábado, o canadense Zachary Claman de Melo que, sem espaço na Indy, onde acelerou pelos times Coyne e Rahal Letterman, resolveu dar um passo atrás. No domingo, melhor para o holandês Rinus Van Kalmthoout (Rinus ‘VeeKay’, para facilitar a identificação), com o Dallara IL da Juncos Racing. Kohl, ainda se adaptando à cavalaria e ao downforce do equipamento, conseguiu um sétimo e um nono lugares.

Na Indy Pro 2000 (ex-Pro Mazda), todas as atenções estavam voltadas para Kyle Kirkwood, que ano passado dominou a USF2000 com extrema facilidade. Quem deu as cartas, no entanto, foi o canadense Parker Thompson (Abel Motorsports), vencedor das duas corridas. No sábado, à frente do sueco Rasmus Lindh e de Sting Ray Robb (Kirkwood abandonou após acidente). No domingo, “KK” conseguiu o segundo lugar, com Danial Frost em terceiro.
A USF2000 começou sem vários de seus nomes de destaque de 2018, e com dupla representação brasileira, além de vários nomes promissores, como o britânico Hunter McElrea e o francês Alex Baron. A gaúcha Bruna Tomaselli, com o carro da Pabst Racing Series, conquistou seus melhores resultados na categoria, com um sexto e um sétimo lugares. Já Dudu Barrichello teve um fim de semana de muito trabalho e pouca recompensa, ainda se adaptando à categoria. No sábado, foi 13º entre os 21 carros, abandonando domingo com problemas mecânicos já na primeira volta. As vitórias ficaram com Braden Eves.
Na primeira corrida, uma cena assustadora, com o carro de Baron decolando na freada para a curva 1 e capotando. Felizmente, o francês não sofreu ferimentos sérios, tanto assim que voltou no dia seguinte para ser o quarto.