Roar Before the Rolex: invasão brasileira e feras na pista em Daytona
Que os norte-americanos sabem valorizar seu produto e procuram gerar o máximo de atenção possível entre os fãs não é novidade, seja qual for a modalidade esportiva. No automobilismo, não só têm a primazia de dar a bandeira verde para as provas em circuito no ano com as 24h de Daytona, como descobriram uma forma de badalar a clássica da endurance com três dias de treinos prévios. O “Roar Before the Rolex”, de sexta (4) a domingo (6) é a chance de permitir a adaptação de pilotos às novas combinações; buscar um acerto de base ideal para a prova dos dias 26 e 27 e tentar driblar o famigerado Balance of Performance (BOP). O que explica o fato de muitas equipes optarem por esconder o jogo e deixar de lado a busca por marcas significativas.
Nada menos que 47 carros estão inscritos na IMSA Weathertech, com 11 Daytona Prototypes (DPi), 4 LMP2, 9 GTLM e 23 GTD. Além dos rostos habituais da categoria, a atração é a presença de Fernando Alonso no Cadillac DPi da Wayne Taylor Racing (terá Kamui Kobayashi, Renger van den Zande e Jordan Taylor como companheiros). Outro que merece destaque é Alex Zanardi, em uma das BMW M8 da Rahal Letterman Racing. Pipo Derani faz sua estreia no comando do Cadillac DPi da equipe Whelen Action Express, ao lado do xará Felipe Nasr (campeão de 2018), com Eric Curran completando o time para as provas de longa duração. Rubens Barrichello terá seu primeiro contato com o Cadillac da JDC-Miller Motorsports. A CORE Autosport alinha pela primeira vez o Nissan DPi herdado da Extreme Speed, que encerrou as atividades.
Entre os cerca de 150 pilotos em ação, além de Rubinho, Nasr e Derani, de Christian Fittipaldi (Cadillac DPi/Mustang Sampling Action Express) e Hélio Castroneves (Acura DPi da Penske), outros seis brasileiros: o campeão brasileiro de endurance Chico Longo conta com a parceria de Victor Franzoni e Marcos Gomes na Ferrari 488 GTD da Via Itália Racing. Felipe Fraga estará no comando da Mercedes AMG GT3 da Riley Keating (com Luca Stolz, Jeroen Bleekenmolen e Ben Keating). E Daniel Serra tripula a Ferrari 488 da Spirit of Race, completando um trio que disputa o Mundial de Endurance na GTE AM: Paul della Lana, Pedro Lamy e Matthias Lauda, filho de Niki. Já Bia Figueiredo integra o supertime feminino com Simona de Silvestro, Katherine Legge e Christina Nielsen (substitui em Daytona Jackie Heinricher, responsável pela iniciativa) a bordo do Acura NSX GT3 da Michael Shank Racing.