Romain Grosjean é o pole do GP de Indianápolis
Dez anos depois, Romain Grosjean volta a conquistar uma pole position. Em sua terceira prova na NTT Indycar Series (Fórmula Indy), o francês foi o mais rápido no treino que definiu a ordem de largada para o GP de Indianapolis, que abre neste sábado (15h30/TV Cultura) o mês de maio no Speedway. Com uma vantagem considerável para a categoria (0s126), o ex-piloto de Renault, Lotus e Haas na F-1 superou Josef Newgarden. A qualificação deixou nomes fortes do campeonato em posições intermediárias.
O hexacampeão Scott Dixon (Ganassi) larga apenas da oitava fila, em 16°, enquanto o vencedor da corrida 2 no Texas Pato O’Ward (Arrow McLaren SP) sai da nona (18°). Treino difícil também para os carros da Andretti Autosport – Colton Herta, em oitavo, foi o único a superar a primeira fase da qualificação.
No caminho oposto, destaque para mais um bom treino de Jack Harvey, com o Dallara Honda da Meyer-Shank Racing. Numa pista em que já foi ao pódio, o britânico abre a segunda fila, com Alex Palou (Dallara Honda/Ganassi) a seu lado. Scott McLaughlin (Dallara Chevrolet/Penske)) voltou a chamar a atenção em quinto. E Conor Daly levou o Dallara Chevy da Ed Carpenter Racing a uma positiva sexta posição.
GP2
Grosjean avançou para o Fast Six como o terceiro mais rápido na segunda fase do treino. E conseguiu a volta da pole (1min09s4396) em sua penúltima tentativa. Harvey ainda teve a chance de superá-lo, mas não conseguiu. “Vim para a categoria para lutar pelos primeiros lugares, estou muito feliz por já conseguir. É uma sensação especial, o ambiente aqui é incrível. Amanhã serão 85 voltas,, será outra história, mas vou fazer meu melhor”. Sua última pole havia sido registrada na etapa da Turquia da GP2 em 2011. Ano em que se tornou campeão da categoria de acesso.
Jimmie Johnson (Dallara Honda/Ganassi) conseguiu se qualificar em 22º, à frente de Dalton Kellett (Dallara Chevy/Foyt) e de Juan-Pablo Montoya, que disputa a prova com o terceiro Dallara Chevy da Arrow McLaren SP. Por problemas de viagem, Max Chilton não conseguiu retornar aos EUA e a Carlin fica de fora da prova.
GMR GP of Indianapolis
Fórmula Indy: Quinta etapa
Siga o Racemotor no: