S5000: australianos vão lançar categoria de monopostos ‘de raiz’
Formula Thunder S5000. Esse é o nome oficial da categoria de monopostos em desenvolvimento na Austrália para retomar os tempos de glória da F5000 e dos torneios que levavam a elite do automobilismo mundial ao país “Down Under”, com carros como os da F-Pacific.Uma iniciativa que conseguiu unificar dois projetos paralelos sobre o tema, apostando num terceiro conceito.
Nos últimos anos, o time capitaneado pelo piloto e publicitário Chris Lambden desenvolveu um protótipo em torno de um chassi Swift anteriormente usado na F-Nippon com direito à imensa tomada de ar sobre a cabeça do piloto das máquinas originais. Ao mesmo tempo, os organizadores do campeonato da Supercars apadrinharam um projeto encabeçado pelas empresas Payce Consolidated e Wilson Security em torno de um chassi Supashock que, em todos os aspectos, reproduzia as formas dos March, Lola e Brabham dos tempos românticos. Os dois contando com um poderoso Ford V8 Aluminator de 560cv para garantir diversão de sobra.
Nem Swift, nem Supashock. A escolha recaiu sobre o recém-lançado chassi Ligier OnRoak para a nova F-3 regional, devidamente reforçado para suportar a cavalaria e o downforce extras, além de receber pneus maiores para garantir grip à altura da potência (e de manter o Halo). O câmbio escolhido foi um Holinger sequencial de seis marchas projetado e desenvolvido na Austrália. Com Lambden à frente da categoria, calendário, equipes e pilotos envolvidos serão anunciados nos próximos meses mas, como o novo campeonato recebeu o aval da CAMS, a CBA dos australianos, tudo indica que dessa vez sai.