Sábado de vencedores inéditos na Fórmula E: Evans e a Jaguar
Primeira prova da fase europeia da temporada 2018/2019 da Fórmula E, o ePrix de Roma trazia um tabu a ser quebrado no campeonato. Desde a adoção dos novos carros (Spark Gen 2), ninguém havia conseguido vencer duas vezes, seja entre os pilotos ou as equipes. E nas ruas da capital italiana, a estatística aumentou, com direito a triunfo inédito. Mitch Evans e a Jaguar Racing conseguiram as respectivas primeiras vitórias na categoria dos monopostos elétricos. A corrida começou com chuva e piso molhado, dificultando ainda mais o trabalho dos pilotos.
E o resultado construído graças a uma agressiva manobra de ultrapassagem sobre o alemão Andre Lotterer (DS Techeetah) numa das chicanes do traçado da região do Eur – manobra limpa, em que a postura defensiva de Lotterer evitou um toque. A corrida começou movimentada e, pelo quarto ePrix consecutivo, precisou ser interrompida com bandeira vermelha devido ao acidente entre Pechito López (Geox Dragon) e Sam Bird (Envision Virgin), que provocou um engarrafamento na pista e bloqueou a passagem dos carros.
Pouco mais de 40 minutos de espera para a recuperação da mureta e Lotterer, que havia conquistado a pole, liderava, seguido por Evans e Stoffel Vandoorne (HWA Racelab), com Felipe Massa (Venturi) em sétimo e Lucas di Grassi (Audi), que ficou em 15º na qualificação, escalando o pelotão. Depois do abandono de seu companheiro Edoardo Mortara, Massa também deixou a prova com problemas no carro, forçando a entrada do safety car. Na relargada, ficou claro que a estratégia de uso do attack mode e a capacidade de poupar a carga seriam decisivos.
Evans tomou a ponta, mas não conseguia uma vantagem suficiente para usar a trajetória alternativa em busca da potência extra. Acabou conseguindo por pouco quando faltavam menos de oito minutos para o fim da prova. No fim, mesmo com a ordem dos boxes para tirar o pé, manteve uma vantagem de segurança sobre o alemão. Vandoorne conseguiu seu primeiro pódio na categoria. Já Di Grassi viu uma prova consistente e com boas ultrapassagens premiada pela sétima posição, que o deixa em quinto no campeonato, agora liderado por Jêrome d’Ambrosio (Mahindra).
ABB FIA Formula E
ePrix de Roma (ITA)