Sainz larga na frente no GP dos Estados Unidos da F-1

Pole de Carlos Sainz (Ferrari) – a terceira da temporada –; no GP dos Estados Unidos, 20ª etapa do Mundial de Fórmula 1. O espanhol deixou para trás por 0s065 o companheiro de equipe Charles Leclerc no Q3 ao marcar 1min34s356. Com a punição de 10 posições aplicada ao monegasco por troca do motor à combustão e da turbina, o bicampeão Max Verstappen (Red Bull) completa a primeira fila na corrida deste domingo, às 16h (de Brasília).

Sainz já havia sido o melhor no Q1, também seguido por Leclerc e Verstappen. A fase inicial deixou pelo caminho Daniel Ricciardo (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine), sem respostas para o desempenho de seu carro, além da dupla da Haas (Kevin Magnussen e Mick Schumacher). Na segunda parte da sessão de classificação, o piloto de Madri avançou em terceiro.

O holandês não conseguiu andar abaixo de 1min35 em sua primeira tentativa no Q3, o que deu a vantagem inicial à Ferrari #16. O piloto do carro #55 conseguiu tirar quatro décimos de sua marca anterior para comandar o grid.

Com as punições a Leclerc (sairá em 12º) e Sergio Perez, que também perde cinco posições e largará em nono, as Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell formarão a segunda fila. Perda de postos também para a Alonso (cai de nono para 14º) e Guanyu Zhou (14º para 19º), igualmente por troca de componentes da unidade de potência acima do limite do regulamento.

Adeus a Mateschitz

A Red Bull confirmou na tarde deste sábado a morte, aos 78 anos, de Dietrich Mateschitz, fundador do império de bebidas energéticas que se expandiu para outros setores e está presente na F-1 com dois times (a AlphaTauri é o outro). Então vendedor de uma marca de creme dental, em 1982, ele conheceu em Hong Kong o tailandês Chaleo Yoovidha e o Krating Daeng, estimulante a base de guaraná, cafeína, taurina e ginseng usada na região.

Os dois se tornaram sócios e fizeram ajustes na composição da bebida, que ganhou sabor mais agradável e passou a ser oferecida em 1987 com o nome de Red Bull. O também austríaco Gerhard Berger foi o primeiro piloto patrocinado e, depois do fim da parceria entre Sauber e Mercedes, ele passou a apoiar a escuderia suíça. O esporte se tornou uma poderosa ferramenta de marketing para popularizar o produto.

O fechamento da Jaguar pela Ford, no fim de 2004, abriu caminho para o surgimento da Red Bull Racing. Que em apenas seis temporadas conquistou o primeiro de seus seis títulos de pilotos, com Sebastian Vettel. Em 2005, o empresário comprou também a Minardi, que transformou inicialmente em Toro Rosso para, em 2021, ser rebatizada AlphaTauri (grife de roupas do grupo). A marca também chegou a ter um time na Nascar (comandado por Gunther Steiner) e hoje apoia centenas de pilotos do automobilismo e motociclismo pelo mundo.

No curto comunicado também enviado a seus funcionários, o grupo destaca que Mateschitz queria uma despedida discreta, tal como foi sua trajetória nas pistas e fora delas. “Nesse momento o sentimento que se sobrepõe é o de tristeza. Mas logo ela dará lugar à gratidão pelo que ele mudou, moveu, encorajou e tornou possível para tantas pessoas. Nossa tarefa e responsabilidade é a de continuar o trabalho de sua vida em sua homenagem”, diz o texto.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais