Sam Bird vence a quente batalha do ePrix de Santiago

Terceira etapa da temporada 2018/2019 da Fórmula E (ePrix de Santiago), terceiro vencedor diferente, tanto entre os pilotos quanto entre os times. A exemplo do que havia ocorrido no Marrocos, quem tinha tudo para receber a bandeirada em primeiro acabou desperdiçando a oportunidade – desta vez o suíço Sebastien Buemi (Nissan eDams), que bateu quando sofria a perseguição do inglês Sam Bird, que levou a melhor com o Spark da equipe Virgin Envision, com unidade de potência fornecida pela Audi.

A prova deste sábado foi marcada pelo calor dos termômetros e das disputas na desafiadora pista desenhada em torno do Parque O’Higgins, com trechos em concreto bastante ondulado, uma curva com 485m de extensão e bastante sujeira fora da trajetória ideal (folhas e terra especialmente). Num dos dias mais quentes da história da capital chilena (37 graus centígrados), a corrida acabou sendo um teste para a resistência do equipamento, especialmente as baterias.

E o desfecho poderia ter sido distinto caso Lucas di Grassi não tivesse perdido a volta mais rápida na Superpole por uso irregular do sistema de freios no retorno aos boxes. Uma regra definida para esta etapa que o brasileiro qualificou de “estúpida”, e que o jogou para o fim do pelotão. Buemi herdou a pole, tendo a seu lado a surpresa Pascal Wehrlein (Mahindra).

Se o suíço fez valer a ajuda do Attack Mode para abrir vantagem, acabou batendo na 23ª volta e abrindo caminho para Bird, que a essa altura havia superado Wehrlein. Buemi, aliás, não foi o único: depois de se qualificar numa ótima quarta posição, Stoffel Vandoorne (HWA Racelab) foi outra vítima das muretas de concreto. Felipe Massa (Venturi) largou em nono e, quando duelava com Oliver Rowland (Nissan eDams) pela posição, foi imprensado pelo inglês no muro da reta dos boxes, sendo obrigado a abandonar. Problemas também para o atual campeão Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e para Max Gunther (Dragon).

Di Grassi (Audi) chegou a se recuperar até a nona posição mas, por conta de um toque no carro de Alexander Sims (BMW) na freada no hairpin antes da reta dos boxes, foi punido e ficou com a 12ª posição, logo atrás de Nelsinho Piquet. Uma decisão dos comissários também alterou a composição do pódio, com Sims perdendo a terceira posição, herdada por Christian Abt (Audi). Com a punição aplicada a Jerôme d’Ambrosio (Mahindra), vencedor em Marrakesh – terminou em oitavo mas excedeu a velocidade máxima em regime de Full Course Yellow -, Bird assumiu a liderança do campeonato, com 43 pontos.

ePrix de Santiago (Chile)

ABB FIA Formula E: 2018/2019 – terceira etapa

RESULTADOS

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais