Scott Dixon vence a primeira da Indy no Texas. Kanaan é 11º e Fittipaldi 15º

Vitórias de Scott Dixon na NTT Indycar Series (Fórmula Indy) não são uma novidade. No oval de 1.5 milha do Texas Motor Speedway, também não. O neozelandês da Ganassi voltou ao victory lane da pista de Fort Worth pela quinta vez, o 51º triunfo na categoria. Mas também teve novidade no resultado: ele se tornou o primeiro na história do campeonato a subir no degrau mais alto do pódio em 19 temporadas diferentes. Uma história iniciada em 2001 no extinto Nazareth Speedway. Tony Kanaan (Ganassi) e Pietro Fittipaldi (Dale Coyne with RWR) avançaram em relação às posições de largada.

A Genesys 300 terminou com dobradinha neozelandesa. Em sua primeira prova num oval, Scott McLaughlin surpreendeu como o melhor piloto da Penske. Com o grid definido pelas posições do campeonato (decivo à chuva), Alex Palou (Dallara-Honda/Ganassi) largou na frente, seguido por Will Power (Dallara-Chevy/Penske), com Dixon em terceiro. Não demorou para que o hexacampeão tomasse a ponta.

A presença do PJ1 (o produto usado no asfalto para as provas da Nascar de modo a garantir maior aderência) na trajetória externa das curvas 1/2 e 3/4 tirou a chance de usar a linha de fora, o que atrapalhou a disputa. O pelotão se manteve em fila indiana até que uma tirada de pé de Colton Herta (Dallara-Honda/Andretti) surpreendesse Sebastian Bourdais (Dallara-Chevy/Foyt) e Josef Newgarden (Dallara-Chevy/Penske), que vinham atrás. Newgarden tocou Bourdais, que bateu forte no safer barrier e provocou a primeira bandeira amarela da noite, na volta 57.

Vantagem

Como muitos pilotos já haviam feito o primeiro pitstop, a neutralização favoreceu quem ainda não tinha entrado, casos de Kanaan e Fittipaldi. Os dois retornaram à pista em nono e décimo (saíram em 23º e 17°). Power, ao contrário, acabou caindo para o fim do pelotão. Dixon liderava tranquilo seguido por Palou e Pato O’Ward (Arrow McLaren SP). Na volta 160 das 212, foi a vez de James Hinchcliffe perder o controle do Dallara #29 da Andretti ao colocar as rodas no PJ1 e também bater. A amarela colocou todo o pelotão na mesma estratégia. Desta vez, no entanto o líder passou a ser seguido por McLaughlin, com O’Ward, Palou e Graham Rahal (Dallara-Honda #15/Rahal Letterman) a seguir.

Apesar da aproximação do #3, Dixon segurou a vitória. Tony terminou em 11° e Pietro em 15°, ambos com boas provas e na mesma volta do líder. Neste domingo, às 18h, os carros voltam à pista texana para a Xpel 345 (248 voltas), que fecha a rodada dupla.

NTT Indycar Series

Genesys 300 (Texas Motor Speedway)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais