Scott McLaughlin vence Indy virtual no iRacing Challenge
Acidentes de sobra, bandeiras amarelas, estratégias diferentes, e um vencedor literalmente do outro lado do mundo. O neozelandês Scott McLaughlin viveu, ao menos no mundo virtual, a emoção de cruzar a linha de chegada à frente em Indianapolis. Foi dele a vitória na sexta e última etapa do Indycar iRacing Challenge: a First Responder 175 presented by GMR. Uma edição de 500 Milhas em miniatura – um quarto da distância da clássica de Indiana.
Não faltou quem mostrasse condições de levar a disputa. McLaughlin largou da pole com o Dallara-Chevy #48 da Penske, mas quem resolveu mostrar a cara na ponta foi Lando Norris (Arrow McLaren SP). O ‘intruso’ comandou boa parte do primeiro stint, sendo superado em seguida por Will Power (Penske). Outro que comandou o pelotão foi o ex-Toro Rosso na F1 Scott Speed (Andretti).
A primeira neutralização veio já na quarta volta, envolvendo Alex Palou (Dale Coyne with Goh); Jack Harvey (MSR) e Tony Kanaan (Foyt). O que levou muita gente ao pitlane para a primeira parada.
Com as diferentes estratégias, Simon Pagenaud (Penske) tomou a ponta, buscando alongar ao máximo a parada, para evitar um segundo pitstop. Outras duas amarelas vieram nas voltas 52 e 58, e, como é comum em Indianápolis, as últimas passagens se transformaram numa luta acirrada pela vitória. Por um instante, a Arrow McLaren SP teve três carros da ponta – Norris era seguido por Oliver Askew e Pato o’Ward.
O britânico, no entanto, acabou ‘eliminado’ por Pagenaud, que na conversa com o estrategista Ben Bretzman, deixou claro que gostaria de acabar com a brincadeira de Norris. A essa altura, quem atacava era Marcus Ericsson (Ganassi). Mas o sueco acabou tocado por O’Ward. Askew entrou na reta pela última vez na frente, mas acabou atingido por Santino Ferrucci (Coyne with Vasser Sullivan). Melhor para McLaughlin, que recebeu a quadriculada seguido por Conor Daly (Carlin) e Ferrucci.
“Estava no lugar certo na hora certa. Meu carro já tinha a asa dianteira danificada por um toque, e fiquei na expectativa de que os carros à frente se tocassem. De repente começou a confusão, e aconteceu o que eu queria. Sensacional”, comemorou McLaughlin, com direito a copo de leite em casa. O neozelandês, campeão da Supercars, deve estrear na NTT Indycar Series no GP de Indianápolis (misto).
Final
Kanaan abandonou a corrida devido ao acidente nas primeiras voltas. Já Hélio Castroneves (Penske) terminou em 16º. Vale lembrar que não houve um campeão geral do desafio – McLaughlin e Pagenaud venceram duas vezes; Norris e Sage Karam uma cada.
Siga o Racemotor no: