Sebastien Loeb rompe vínculo com a PSA e vai de Hyundai no WRC’2019

Os rumores dos últimos dias se confirmaram e o mais vitorioso piloto da história do rally mundial, depois de mais de duas décadas de fidelidade ao grupo Peugeot Citroën (PSA), está de malas prontas para um concorrente. Há alguns anos, era quase impossível pensar em Sebastien Loeb no WRC comandando outro carro que não fosse produzido pelas montadoras francesas – apenas em sua estreia na competição, o Rally de Sanremo de 2000, ele acelerou um Toyota Corolla da equipe italiana Grifone, ainda como parte de um programa de incentivo da Federação Francesa (FFSA).
Pois o vencedor de 79 provas; da subida de montanha de Pikes Peak; de etapas dos Mundiais de Rallycross (FIA RX) e Turismo (WTCC) e segundo colocado nas 24h de Le Mans reforça a Hyundai em seis das 13 etapas do WRC 2019. Ele e o fiel navegador Daniel Elena se alternarão com os espanhois Daniel Sordo e Marc Martí a bordo de um dos I20 WRC da armada sul-coreana. A nova aventura começa já em Monte-Carlo, abertura do campeonato, pouco depois da conclusão do Dakar, que o “ogro” de Haguenau disputará com um buggy Peugeot 3008 DKR particular da equipe PH Sport.

Loeb, de 44 anos, surpreendeu ao revelar que chegou a pensar em retornar em tempo integral ao WRC, mas esbarrou nas limitações financeiras da Citroën, que reduziu de três para dois carros seu time e preferiu apostar no xará Sebastien Ogier, atual hexacampeão. Um desejo que se manifestou com a vitória na Catalunha, na penúltima etapa desta temporada.
“Vencer na Espanha reacendeu meu desejo de competir em alto nível no WRC. Com a Hyundai terei um novo desafio, que eu não vejo a hora de encarar. Acompanhei o crescimento do time e acredito que possa ser útil para o objetivo de vitória entre os Construtores”, destacou o francês.
Vice-campeão mundial, o belga Thierry Neuville é, até agora, o único confirmado para toda a temporada, com os planos para o norueguês Andreas Mikkelsen ainda a ser confirmados. Quem parece perder espaço no time é o neozelandês Hayden Paddon, que pode seguir como piloto de testes, participando de provas com a versão R5 do I20 e ocasionalmente como um quarto carro no WRC.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais