Sebring abre temporada dos sonhos no Mundial de Endurance
Semana de início para uma temporada do Mundial de Endurance (FIA WEC) que promete ser histórica. A decisão do Automobile Club d’Ouest (ACO), organizador, e da IMSA de unir dois conceitos diferentes de protótipos – Hypercar e LMDh – na categoria principal (Le Mans Hypercar) trouxe sete marcas diferentes ao grid.
A atual bicampeã Toyota e seu GR 010 Hybrid ganha; a Peugeot (9X8) e a Glickenhaus (007), todas com hypercars, ganham a concorrência da Ferrari (também com um LMH); da Vanwall (ByKolles), com outro LMH, sem sistema híbrido, e dos LMDh da Porsche (963) e da Cadillac (V-Series.R). Nas 1000 Milhas de Sebring, sexta-feira (17), serão 11 carros. E a Isotta Fraschini pretende estrear seu Tipo 6 Competizione LMH ainda este ano.

O 499P marca o retorno da Scuderia de Maranello aos protótipos de forma oficial após 50 anos. E a Porsche se uniu à Penske para formar um supertime que, nas 24h de Le Mans, terá Felipe Nasr em um terceiro 963 oficial. Equilibrar conceitos diferentes – os hypercars têm chassis livres, enquanto os LMDh precisam ser de um dos quatro construtores homolgados –; não é tarefa das mais simples, mas a expectativa é de que o Balance of Performance (BOP) consiga igualar a disputa.
Brasileiros na LMP2
A LMP2 vive um momento de transição, com os já datados chassis Oreca 07 Gibson e os rumores de que a categoria poderia desaparecer do WEC em 2024, para dar espaço a novas fabricantes (Alpine, Lamborghini) e times (Pescarolo, com a Peugeot) que chegam no ano que vem.
À espera do LMDh da Alpine, André Negrão retorna à categoria em que venceu o título da Superseason 2018/2019. Está no trio do #35, ao lado do britânico Olli Caldwell (ex-Fórmula 2) e do mexicano Memo Rojas. No ano passado, o piloto de Campinas foi vice na LMH. Já Pietro Fittipaldi comandará o #28 da JOTA Sport, campeão no ano passado, com Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hansson como companheiros.
Último ano
Com o fim da LM GTE Pro, a LM GTE Am será a única categoria com os GT. E o ano será de despedida do regulamento técnico atual. Em 2024 a classe adotará as regras FIA GT3, como já acontece na IMSA. Daniel Serra integra a tripulação da Ferrari 488 GTE Evo #57 da Kessel Racing, com Takeshi Kimura e Scott Huffaker.
A principal atração da temporada será a centésima edição das 24h de Le Mans, em 10 e 11 de junho; O WEC 2023 passa ainda por Portimão, Spa-Francorchamps, Monza, Fuji e Sakhir (Bahrain). No Brasil será possível acompanhar as provas apenas pela DirecTV Sports, pelo aplicativo DGO.
A programação das 1000 Milhas de Sebring (em conjunto com as 12h de Sebring da IMSA) começa nesta quarta-feira às 11h55 com o primeiro treino livre. Na quinta é a vez da qualificação. A largada acontece às 13h de sexta-feira.
Siga o Racemotor no: