Sem Leclerc, Verstappen vence em Mônaco e lidera Mundial de F-1

Drama de um lado, festa do outro. Com Charles Leclerc fora do GP de Mônaco antes mesmo da largada, Max Verstappen não desperdiçou a oportunidade para vencer pela primeira vez nas ruas do Principado. Da segunda posição no grid, contou com a pista livre a seu lado para tomar a ponta na Sainte Devote e não sofrer qualquer ameaça nas 78 voltas. Mais do que isso, a sétima posição de Lewis Hamilton (Mercedes) deu ao holandês da Red Bull a liderança do Mundial de F-1 após a quarta etapa (105 a 102). Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) completaram um pódio diferente na corrida mais charmosa da temporada.

Para o time da estrela, o fim de semana foi desastroso. Valtteri Bottas, que vinha em segundo e poderia ameaçar Verstappen, foi obrigado a abandonar em seu pitstop. Um problema com a porca do pneu dianteiro direito arruinou qualquer chance de brigar pela vitória na estratégia. O heptacampeão mundial fez uma corrida discreta. Recebeu a bandeirada na mesma posição em que largou, apesar de Leclerc e Bottas não estarem à sua frente. E reclamou do momento escolhido pelo time para a troca de pneus. Ainda conseguiu a volta mais rápida graças a uma segunda parada – voltou com os macios.

Com o finlandês fora da prova, Verstappen e a Red Bull tiveram tranquilidade para fazer o único pitstop na 36ª volta. Com pneus duros (C3), o holandês manteve um ritmo consistente que tirou de Sainz qualquer chance de tentar a aproximação.

Avanço

Num GP sem ultrapassagens e sem a entrada do safety car, a estratégia de pitstops seria a única forma de avançar no pelotão. Graças a ela, Sergio Perez avançou à P4 com a segunda Red Bull. Mesmo caso de Sebastian Vettel, que marcou seus primeiros pontos pela Aston Martin, em quinto. Lance Stroll (Aston Martin) deixou os pneus macios para o fim e, com isso, entrou na zona de pontuação, em oitavo. Primeiro ponto do ano para a Alfa Romeo, graças ao décimo lugar de Antonio Giovinazzi.

Decepção

A alegria de Leclerc com a pole durou até a saída para o alinhamento no grid. Ao longo da volta o monegasco sentiu o problema na transmissão, consequência da batida nos minutos finais da classificação de sábado. Mais cedo a Ferrari havia analisado novamente o componente e chegou a declarar que não identificou qualquer irregularidade que justificasse a troca.

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