Sertões aposta em combustíveis renováveis e emissão zero de carbono

O maior rally da América Latina reforça sua proposta sustentável e dá uma guinada importante para os próximos anos. O Sertões passa, a partir deste ano, a neutralizar suas emissões de carbono por meio de parceria com a Moss.earth, empresa brasileira que hoje é a principal plataforma de compensação de carbono do planeta. E vai estimular o uso de fontes de energia sustentáveis e não-fósseis. Com a promessa de, em 2025, alinhar apenas veículos movidos a etanol, híbridos, elétricos ou movidos por combustíveis sintéticos de baixos níveis de emissão.

Para a edição 2021, será criada uma categoria para os modelos a álcool, que contarão com desconto de 25% nas inscrições para o Sertões e as demais etapas do Sertões Series. Além disso, o projeto do UTV da Giaffone Racing ganha uma nova pegada. Além do nióbio na composição do chassi, o modelo contará com um sistema híbrido que ajudará o motor a combustão (com etanol). Uma parceria com a CBMM, que já apoia a Fórmula E e a Extreme E.

Na Vila Sertões (os parques de assistência e convivência) da prova, serão usados geradores fotovoltáicos e movidos a biodiesel; um trabalho de reciclagem e destinação adequada de materiais e a diminuição do uso do papel nas comunicações oficiais da prova.

“Precisamos pensar na sociedade como um todo e estarmos alinhados com as melhores práticas. Em 2021, vamos neutralizar o carbono de nossa frota de veículos, aeronaves, geradores, transporte aéreo, mas a longo prazo nossa meta é negativar as emissões, por isso construímos um plano até 2025 com tecnologias sustentáveis”, destaca o CEO da Dunas, promotora do Sertões, Joaquim Monteiro.

Dakar

No início do ano o Dakar também anunciou medidas para abraçar as energias limpas. A ideia é que, em 2030, todos os veículos participantes sejam movidos a hidrogênio. Em 2022, o maior rally do mundo já contará com carros movidos a eletricidade (o protótipo da equipe GCK e os Audi, que usarão um motor a combustão auxiliar para recarregar as baterias).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais