Sétimo título para Sebastien Ogier e Julien Ingrassia no WRC. Com vitória em Monza
Sete vezes no topo do Mundial de Rally. E com a conquista mais difícil de todas. Sebastien Ogier e Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC/Toyota Gazoo Racing) chegaram à última etapa do Mundial de Rally (WRC), o Rally de Monza, 14 pontos atrás dos companheiros de time Elfyn Evans/Scott Martin. Por 10 dos 16 estágios da prova italiana, seguiam em desvantagem. Até que uma saída de pista da dupla britânica abriu caminho para mais um título dos franceses, o primeiro pela marca japonesa.
Melhor ainda, com vitória num rally traiçoeiro, em que chuva e neve desafiaram os competidores até o fim. O próprio Ogier teve um susto na última especial (o power stage Serraglio 2), quando os limpadores de parabrisa de seu Yaris deixaram de funcionar. Nada que comprometesse o triunfo, com 13s6 de vantagem sobre os campeões de 2019, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20/HWRT). Com outro i20, Dani Sordo/Carlos del Barrio completaram o pódio. A casa sul-coreana, aliás, levou o título de Construtores, por cinco pontos (241 a 236) sobre a Toyota.
Temporada
Num ano atípico por conta da pandemia – sete provas foram disputadas, com 13 previstas, duas delas para substituir outras canceladas -; Ogier/Ingrassia venceram no México e em Monza e só abandonaram na Turquia. Evans/Martin também venceram duas – Suécia e Turquia.
Nas demais categorias, títulos para Mads Ostberg/Torstein Eriksen (WRC2, para os R5 oficiais); Jari Huttunen/Mikko Lukka (WRC3, para os R5 privados) e Tom Kristensson/Joakim Sjöberg (Júnior WRC, com os Ford Fiesta Rally4).
Siga o Racemotor no: