Sexta é de Max Verstappen no Red Bull Ring. Tempo pode valer a pole
Duas sessões de treinos, três horas de pista, e nada de Mercedes na frente. Pode ser parte da estratégia de esconder as cartas, mas também reflexo dos cuidados com o problema identificado na caixa de câmbio dos carros de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. A sexta-feira que abriu a programação do GP da Styria, novamente no Red Bull Ring, terminou com Max Verstappen como o mais rápido com a Red Bull Honda. E a marca de 1min03s660 pode até valer a pole para o domingo. A previsão para o sábado é de fortes chuvas, com perspectiva de impedir as atividades.
Se também não sabe do real potencial dos W11, Verstappen se mostrou animado com a evolução em relação ao fim de semana anterior. “Estou bastante feliz. Resolvemos tentar caminhos diferentes no acerto e acredito que estamos na direção certa. Nosso ritmo ainda é melhor em condição de corrida mas, com o que consegui hoje, fico bastante satisfeito”. Ele disse não acreditar, no entanto, na chance de largar na frente com a volta desta sexta. “Ainda temos a manhã de domingo para a qualificação”, lembrou.
Pela manhã o mais rápido foi Sergio Perez, com a Racing Point, novamente em destaque nos treinos livres. Verstappen veio em seguida, com as duas Mercedes em terceiro e quarto (Bottas/Hamilton), sem andar abaixo de 1min05. As Ferraris mais uma vez andaram no pelotão intermediário (Vettel em 10º e Leclerc em 12º). E os reservas Jack Aitken (Williams) e Robert Kubica (Alfa Romeo) terminaram em 17º e 18º.
Na parte da tarde, um forte acidente com Daniel Ricciardo na curva 9 interrompeu a sessão. O australiano danificou a dianteira e a traseira de sua Renault e, apesar de sair mancando, foi liberado pelos médicos para o restante do fim de semana. Alex Albon também visitou as áreas de escape de Spielberg. Bottas e Perez foram segundo e terceiro, enquanto Hamilton, sexto, reclamou de perda de rendimento no #44.
Lando Norris acabou punido por desrespeitar sinalização de bandeira amarela numa escapada de Nicholas Latifi e perderá três posições no grid. Mesmo avaliando novos componentes aerodinâmicos – asa dianteira Leclerc; e assoalho Vettel, as Ferrari voltaram a ficar distantes da ponta. O monegasco foi o nono, e o alemão 15º (teve a melhor volta cancelada por desrespeitar os limites da pista).

Siga o Racemotor no: